giro

Tremor de terra de baixa magnitude é registrado em Barueri

Tremor ocorreu no início da tarde desta segunda-feira e foi sentido em Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros. (Imagem: Reprodução/ RedeSismográfica Brasileira)

Tremor ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (29) e foi sentido em Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros.

Um tremor de terra de baixa magnitude foi registrado na tarde desta segunda-feira, 29, em Barueri. As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram o abalo sísmico.

Segundo informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), foi localizado um evento de magnitude 2.4 às 13h41, em Barueri. O evento foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros, na capital paulista. 

Nas redes sociais, vários moradores relataram, principalmente em Osasco, um barulho alto parecendo explosão ou um trovão. Outros relatos falavam em portas e janelas tremendo.

Comunicado:

Por volta das 17h13, a Rede Sismográfica Brasileira emitiu um comunicado:

“Registramos um pequeno tremor hoje na região de Barueri / Santana de Parnaíba/SP, às 13h41 no horário local, com magnitude 2.4. Não podemos descartar ainda a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região, mas o registro indica mesmo se tratar de um sismo natural.

Os tremores naturais, em sua grande maioria, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas.

Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil e a maioria deles não é sentido pelas pessoas. No caso deste tremor de hoje que foi sentido, apesar do desconforto causado nas pessoas, é muito pouco provável que um tremor dessa magnitude venha a ocasionar problemas maiores”.

A Defesa Civil continuará acompanhado o caso e manterá contato permanente com os demais órgãos. Diante de qualquer novo evento informaremos a todos.

Imagem: Reprodução/ RedeSismográfica Brasileira

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail