Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Transporte público: usuários têm até domingo (3) para fazer recargas no cartão BOM

Logo Giro
O saldo de créditos do Bom pode ser consultado nos validadores instalados nas estações da CPMT e do Metrô (Divulgação/Governo de SP)

A recarga do Cartão Bom para uso no Metrô, nos trens da Companhia Paulista de Transportes Urbanos (CPTM), da ViaMobilidade e nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) poderá ser feita até as as 23h59 deste domingo (3). A informação foi divulgada pelo governo do estado de São Paulo, nesta sexta-feira, 1º de abril.

Os créditos já adquiridos até essa data em todas as modalidades não têm prazo para expirar e ficam disponíveis para utilização até o fim do saldo. A partir de segunda-feira (4), novas recargas só serão realizadas no Cartão TOP, que já pode ser solicitado por todos os públicos que precisam adquirir créditos para uso no transporte público.

Segundo o governo estadual, a transição do Cartão Bom para o TOP, iniciada em 2021, é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da região metropolitana de São Paulo. O TOP manterá o benefício do desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos, que já ocorria com o BOM. Os passageiros que possuem o BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.

Saldo residual
Os passageiros que tenham saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, a partir do dia 4 de abril, poderão embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM ou ainda nos ônibus intermunicipais da EMTU, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado.

Linhas municipais
Usuários ônibus das linhas municipais que aceitavam o cartão Bom e aderiram ao TOP poderão seguir comprando créditos do Bom mesmo após o prazo limite, até que a operação municipal esteja tecnicamente apta a receber o TOP. Os cartões Bom Vale-Transporte serão carregados pelas próprias empresas empregadoras, enquanto os usuários do Bom Comum poderão adquirir créditos em pontos específicos nos municípios de São Roque, Ibiúna, Cotia, Arujá, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul. Para saber os locais disponíveis para compra de crédito do Bom, é necessário acessar a plataforma do Cartão TOP.

Verificação do saldo
O saldo de créditos do Bom pode ser consultado nos validadores instalados nas estações. Após o dia 4 de abril, também poderá ser consultado pelo WhatsApp do TOP ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no (11) 3888.2200.

Cartão TOP
A emissão do cartão TOP pode ser feita antes mesmo de esgotar o saldo do Bom e os passageiros podem utilizar os dois cartões simultaneamente durante a fase de transição. O TOP pode ser solicitado pelo aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega; ou presencialmente em uma das mais de 80 unidades credenciadas para o serviço, mediante agendamento prévio no site do serviço. O passageiro deverá comparecer ao local escolhido no horário agendado, apresentando comprovante de residência e CPF ou RG. Não serão realizados atendimentos sem agendamento. 

Receba nossas notícias em seu e-mail