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Transporte clandestino: EMTU e PM apreenderam 207 veículos irregulares de janeiro a maio de 2023

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Transporte clandestino: segundo a EMTU, no mesmo período de 2022, No mesmo período de 2022, foram apreendidos 217 veículos (EMTU / Divulgação)

No período, agentes averiguaram 2.222 carros, vans, micro-ônibus e ônibus. Na Região Oeste da Grande SP, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Osasco e mais cinco cidades foram fiscalizadas

Entre janeiro e maio de 2023, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), realizou 459 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com a EMTU, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, controlada pelo governo estadual, esse tipo de fiscalização tem como propósito oferecer mais segurança e qualidade aos passageiros do sistema de transporte metropolitano.

Transporte clandestino: balanço apresenta ligeira queda

O balanço divulgado nesta segunda-feira (5), demonstra que as fiscalizações no período resultaram em 2.222 veículos abordados para averiguação e na apreensão de 207 veículos em operação irregular de transporte de passageiros. No mesmo período de 2022, foram apreendidos 217 veículos.

Além das apreensões, as equipes de fiscalização realizaram 1.663 autuações em casos de infração nos cinco primeiros meses de 2023. As multas aplicadas podem chegar a R$ 5.212,22, por valor unitário.

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Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano com o objetivo de combater o transporte irregular de passageiros e garantir mais segurança aos cidadãos que utilizam o sistema metropolitano.

Transporte clandestino: EMTU e PM apreenderam 207 veículos irregulares de janeiro a maio de 2023
Transporte clandestino: agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus (Divulgação/EMTU)

Entre as cinco áreas de operação onde a EMTU atua na Região Metropolitana de São Paulo, a Área 3 de concessão (Guarulhos) foi a que resultou em maior quantidade de apreensões. Entre os 12 municípios que integram o consórcio Cioeste, na Região Oeste da Grande SP, ao menos em dez deles os veículos foram fiscalizados — Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

A seguir, veja todas as cidades fiscalizadas no período.

Área 1 (Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista): 44 apreensões; 

Área 2 (Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba): 49 apreensões; 

Área 3 (Arujá, Guarulhos, Mairiporã e Santa Isabel): 64 apreensões; 

Área 4 (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano): 37 apreensões;

Área 5 (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, RGS, Santo André, SBC e SCS): 13 apreensões.

Transporte clandestino: EMTU e PM apreenderam 207 veículos irregulares de janeiro a maio de 2023
Itapevi foi uma das cidades fiscalizadas pela EMTU (Felipe Barros / ExLibris / PMI / Divulgação)

De olho na segurança do passageiro
Atualmente, segundo a EMTU, os veículos autorizados que circulam na Grande SP passam por inspeções periódicas nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). 

Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Por outro lado, ainda segundo a empresa, veículos não autorizados circulam sem qualquer garantia de sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não cumprem qualquer requisito da legislação, colocando em risco a segurança e integridade de seus usuários. 

*Com informações da EMTU.

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