giro

Você tem conta na QI SCD? BC informa vazamento de dados de 25 mil chaves Pix

Logo Giro
conta
Não foram expostos dados sensíveis, como senhas (Reprodução/Banco Central)

Este foi o primeiro incidente de segurança ocorrido em 2025. Pessoas que possuem conta na fintech estão sendo notificadas

Nesta segunda-feira, 17 de março, o Banco Central comunicou o vazamento de dados pessoais vinculados a 25,34 mil chaves PIX com conta na QI Sociedade de Crédito. Este foi o primeiro incidente de segurança ocorrido em 2025. As informações são do portal G1.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Contas da fintech: falhas pontuais

Segundo o BC, o problema ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”. Para quem não sabe, a QI SCD é uma instituição financeira classificada como fintech, que opera por meio de plataforma eletrônica e realiza operações de crédito.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, informou o Banco Central, que acrescentou: “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, prosseguiu a instituição.”

Segundo a instituição, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, destacou o Banco Central.

O BC está apurando o caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

conta
Banco Central está apurando o incidente (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com informações do portal G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail