giro

Sonha com a cidadania italiana em 2025? Saiba quem tem direito com novas regras

cidadania
(Divulgação/Freepik)

Segundo a Embaixada da Itália no Brasil, mais 25 milhões de brasileiros têm origem italiana. Muitos tentam buscar a cidadania do país europeu

Você sabia que o Brasil tem a maior comunidade de descendentes de italianos do mundo? Segundo a Embaixada da Itália no Brasil, mais 25 milhões de brasileiros têm origem italiana, herança dos imigrantes que chegaram ao País entre 1870 e 1960. Esse laço histórico faz crescer, ano após ano, a busca pela cidadania desta localidade européia.

Porém, desde o dia 28 de março, um decreto limita o acesso à cidadania italiana por descendência, ou seja, de filhos e netos de italianos nascidos no exterior. O governo italiano argumenta que o número de pedidos tem crescido de forma descontrolada. Segundo o texto, a legislação como estava poderia representar um risco para a segurança nacional e da União Europeia. Além disso, o governo afirmou que o passaporte italiano estava sendo “vendido” como um produto por empresas.

Agora, o Parlamento analisa o documento para torná-lo ou não uma lei permanente, segundo informações do portal G1. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 15 de maio e será discutido na Câmara em 20 de maio.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

cidadania
Muitos querem tirar a cidadania para trabalhar na Itália (Divulgação/Freepik)

Cidadania italiana: o que diz o decreto?

O decreto limita o reconhecimento da cidadania italiana a filhos e netos de italianos. Ou seja, bisnetos, trinetos e gerações mais distantes perderiam o direito. Segundo o governo, a cidadania só será reconhecida em dois casos:

  1. Se o pai, mãe, avô ou avó do requerente tiver nascido na Itália; e
  2. Se o pai, mãe, avô ou avó com cidadania italiana tiver nascido fora do País, mas tiver morado na Itália por pelo menos dois anos seguidos antes do nascimento do filho ou neto.

Mas, atenção! Quem já entrou com o pedido antes de 28 de março não será afetado, segundo especialistas. Esses processos seguem as regras anteriores.

Mais de 20 mil solicitações de cidadania no Brasil

De acordo com o Consulado da Itália no Rio de Janeiro, em 2023, mais de 20 mil solicitações de cidadania italiana foram aprovados no País, crescimento em torno de 40% em relação ao ano anterior. Atualmente, é comum que bisnetos ou trinetos solicitem a cidadania. Com as novas regras, esse grupo teria o pedido negado.

Os consulados no Brasil suspenderam o agendamento para novos pedidos de cidadania. A partir de agora, a solicitação deve ser feita pela via judicial na Itália.

Com informações do portal G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.