giro

Sequestros, roubos de veículos e celulares disparam em bairros entre SP e Osasco

Reportagem exibida pela TV Globo mostra que a onda de crimes cresce na zona oeste. Moradores dos bairros Jaguaré, Vila São Francisco e Vila Yara reclamam de insegurança
Onda de crimes vem assustando moradores do Vila Yara (Divulgação/ Secom Osasco)

Reportagem exibida pela TV Globo mostra que a onda de crimes cresce na zona oeste. Moradores dos bairros Jaguaré, Vila São Francisco e Vila Yara reclamam de insegurança

Com o fim das restrições impostas pela pandemia do covid-19, os números de crimes voltaram a crescer entre os municípios de Osasco e São Paulo. É o que aponta reportagem exibida nesta quinta-feira (22), no programa “Bom dia São Paulo”, da TV Globo. Delegacias de Polícia da região apresentaram aumento expressivo nos números de assaltos e furtos em 2021 e 2022.

Em depoimentos anônimos, moradores dos bairros Jaguaré e Vila São Francisco, em São Paulo, e Vila Yara, Osasco, reclamam da insegurança. Segundo dados apresentados pela 93ª DP do Jaguaré, de janeiro a julho de 2019, 2021 e 2022, mostraram que os números de crimes na região estão voltando à sua “normalidade”. No ano de 2019, foram 709 roubos e 1.004 furtos, no ano seguinte, com a pandemia os números caíram significativamente, em 2021 voltou a crescer com 536 roubos e 748 frutos, e, em 2022, os números totais de crimes desse tipo na região já ultrapassam o ano anterior à pandemia, com 633 roubos e 1.113 furtos, respectivamente.

Criminalidade aumenta
O 6° Distrito de Polícia de Osasco também apresentou números semelhantes após 2020. Em 2021, foram 277 roubos e 433 furtos, já em 2022, os crimes na região voltaram a subir com 392 roubos e 697 furtos. Moradores reclamam de insegurança. Em um dos casos noticiados pela TV Globo, o pai e seu filho, que não tiveram a identidade revelada, estavam de carro a caminho da escola quando foram sequestrados e levados para um cativeiro. Os bandidos agrediram o pai, na frente do filho de 7 anos, enquanto tentavam fazer transferências via pix.

“Me levaram para uma favela. Apanhei e tomei coronhada, o tempo todo abraçado com meu filho e eles falando que eu iria morrer se não conseguissem fazer a transferência”, disse uma das vítimas de forma anônima à reportagem da TV Globo. Já em outro caso, uma moradora relatou medo de sair de casa e falta de eficiência da polícia local.” Os moradores aqui do bairro estão muito tristes e muito bravos porque a gente vê que a polícia não tem sido efetiva. Tem muitos abaixo-assinado e ações que estamos tentando”, disse a moradora da zona oeste ao “Bom dia São Paulo”.

O que diz a Secretaria da Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou para a TV Globo que os roubos caíram 21,89% comparado aos 7 primeiros meses de 2019, porém, em números anuais de todas as delegacias de Osasco, os roubos e furtos cresceram após o fim das restrições da pandemia. No ano de 2020 foram 5.109 furtos e 4.919 roubos. Já em 2021, foram registrados 6.236 furtos e 5.319 roubos.

A Secretaria de Segurança disse também que a Polícia Militar, determinou o aumento de policiamento nos bairros citados após uma reunião no início do mês e que a polícia civil está trabalhando em ações conjuntas para diminuir a criminalidade na região. O caso de sequestro relatado foi registrado e está sendo investigado.

*Colaborou Mariana Pereira

Sequestros, roubos de veículos e celulares disparam em bairros entre SP e Osasco
A vítima chegava estacionava veículo quando foi surpreendida por 8 criminosos em 4 motos (Divulgação / Reprodução / TV Globo)