Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura

Logo Giro
Prefeitos Igor Soares de Itapevi, Rogério Lins de Osasco e Rubens Furlan de Barueri (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Entre as ações anunciadas pelos prefeitos estão: construção de estruturas para saúde, piscinões, reajuste de salário, entre outras ações

Faltando menos de um ano para as eleições de 2024, que vai escolher os próximos prefeitos, sete dos 12 gestores, que compõem um consórcio de municípios da região oeste da Grande São Paulo, não poderão ser pré-candidatos, mas devem indicar os sucessores.

Enquanto alguns não confirmam, oficialmente, quem serão os escolhidos para a disputa pela cadeira de prefeito, os atuais gestores ampliaram os anúncios de obras de infraestrutura, uma estratégia que pode ajudar a angariar apoio aos pré-candidatos que serão apresentados aos eleitores.

LEIA TAMBÉM: PAC: prefeitos do Cioeste se reúnem com Caixa Econômica

Escolha dos prefeitos da região

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura
Deputado Gerson Pessoa pode ser indicado como pré-candidato a sucessão do prefeito de Osasco, Rogério Lins (Reprodução/Redes Sociais)

Em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Pode), ainda não confirmou o nome do sucessor, mas nos bastidores o deputado estadual Gerson Pessoa (Pode) é cotado para o posto. Em recente entrevista, o parlamentar garantiu que o anúncio oficial de quem será o pré-candidato na eleição do ano que vem só acontecerá no começo de 2024. Mas, enquanto não ocorre o anúncio oficial o gestor comunicou a canalização de córregos, recursos para a construção de uma nova ponte, reforma da rodoviária, entre outras.

Prefeito de Barueri

Já em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSB), que anunciou Beto Piteri (PSDB), que é seu vice-prefeito como sucessor para a eleição de 2024. Após o comunicado, o gestor tem realizado diversas reformas e ampliações de unidades de saúde e escolas, construção de piscinões, entre outras obras de combate às enchentes.

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura
Beto Piteri foi escolhido por Rubens Furlan para comandar a secretaria de Governo (Reprodução/Redes Sociais)

Prefeito de Itapevi

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura
Prefeito Igor Soares ainda não divulgou nome do sucessor (Edivaldo Santana/Giro S/A)

Outro prefeito que também tem ampliou a divulgação das obras é Igor Soares (Pode). O gestor de Itapevi ainda não divulgou o nome do sucessor, mas na cidade o vice-prefeito, Teco, é cotado para disputar o cargo na eleição. Enquanto não confirma o nome, o gestor ampliou as obras de canalização, asfalto e outras ações de intervenções.

Prefeito de Carapicuíba

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura
Prefeito Marcos Neves só deve anunciar nome em Janeiro de 2024 (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Já o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), garantiu em entrevista ao GIRO que o nome do sucessor só deve ser anunciado após uma definição do grupo político no começo de 2024. Porém, nos bastidores nomes com o do vereador Guto José (Podemos), da vice-prefeita, Gilmara Gonçalves e do secretário de infraestrutura, Alexandre Rodrigues são apontados como possíveis sucessores.

Mas, apesar de não revelar os nomes que compõem a lista de possíveis candidatos, o atual prefeito também intensificou a rotina de vistorias em obras e conversas com a população. Marcos inclusive tem participado de reuniões com moradores no período noturno, tudo para fortalecer a ligação com o eleitorado antes do momento de pedir os votos.

Prefeito de Cotia

Sem reeleição, prefeitos ampliam obras de infraestrutura

Em Cotia a disputa eleitoral também promete ser acirrada. Sem o nome do atual prefeito Rogério Franco (PSD) nas urnas eletrônicas, o grupo procura um nome para a sucessão, entre eles, está o da atual vice-prefeita Ângela Maluf. O nome do ex-prefeito Carlão Camargo e de outros políticos, entre eles, vereadores da base de Franco na Câmara Municipal também compõem a lista de interessados na cadeira do Poder Executivo.

Apesar dos nomes ventilados nos bastidores, a escolha deve ocorrer entre o final do segundo semestre e o começo do ano que vem. Porém, antes disso, o prefeito Rogério Franco adotou uma medida inédita e se afastou do cargo, após pedir 30 dias de férias. A medida foi vista por alguns como uma espécie de teste para analisar a articulação de Ângela Maluf no posto de prefeita em exercício, e assim, ganhar argumentos para defender o nome da atual vice junto ao grupo político.

Em entrevista ao GIRO, por telefone, o prefeito explicou que após seis anos de mandato sentiu a necessidade de tirar um período junto com a família e apontou que a vice-prefeita é uma mulher dedicada à cidade e está por dentro de todos os projetos.

“Ângela é uma pessoa de confiança, uma mulher dedicada que se preocupa com os temas da cidade. Ela me ajuda com todos os projetos e sabe de todas as ações que são desenvolvidas no governo, então, sabemos que a cidade ficará bem cuidada”, garantiu.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.


Receba nossas notícias em seu e-mail