Com quase 80 mil habitantes, ao menos 800 consultas em neurologia e cardiologia foram realizadas apenas no mês de janeiro deste ano
Com população de quase 80 mil pessoas, a área da saúde na cidade de São Roque atravessa uma verdadeira transformação. Desde que o município implementou, em janeiro deste ano, a telemedicina, atendimento médico virtual, foi possível acompanhar a notável redução nas filas de espera para consultas especializadas. Somente em janeiro deste ano, foram oferecidas 800 consultas em neurologia e cardiologia, comprovando a grande adesão dos pacientes.
Com a expansão do teleatendimento, agora os moradores têm a oportunidade de agendar consultas em diversas outras especialidades médicas sem sair de casa. Urologia estará disponível na UBS de Maylasky, enquanto Dermatologia será oferecida nos Postos de Saúde Villaggio Emília e São João Novo. Além disso, consultas em reumatologia e dermatologia estarão acessíveis na unidade do Taboão.
Como funciona?
Segundo a administração municipal, nas unidades de saúde que oferecem esse serviço, os pacientes têm acesso a consultas regulares, onde se conectam com o médico especialista por meio de videochamada, enquanto são acompanhados presencialmente por um profissional de saúde na unidade.
Serviço implementado em São Roque tem sido bem aceito pela população (Divulgação / Secom)
Os agendamentos são gerenciados pela rede municipal, com os médicos das Unidades Básicas de Saúde encaminhando os pacientes após avaliação. A iniciativa representa a modernização na rede de saúde, alinhando-a aos padrões globais de saúde e garantindo cuidados eficientes e ágeis para a população.
Um marco para São Roque
Essa ampliação no leque de especialidades acessíveis por meio do teleatendimento representa um marco significativo no acesso à saúde em São Roque. Os agendamentos continuam sendo realizados normalmente pela rede municipal de saúde, garantindo mais acolhimento e tecnologia para os cidadãos.
Com essa iniciativa, espera-se não apenas reduzir as filas de espera para consultas especializadas, mas também democratizar o acesso à saúde, permitindo que mais pessoas possam receber atendimento médico de qualidade, de forma rápida e eficiente, sem as barreiras tradicionais de distância ou mobilidade. A telemedicina está se consolidando como uma ferramenta indispensável para o futuro da saúde pública em São Roque.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.