Search
Close this search box.
giro

Santana de Parnaíba: Natal de Luz inaugura no dia 1º de dezembro

Logo Giro
O tradicional presépio tem bonecos em tamanho real (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Além de se mover, o presépio tem uma novidade: está em uma vila napolitana. No mesmo dia começa a Feira de Natal da Mulher Empreendedora

Faltando um pouco mais de um mês para o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, algumas cidades já começaram a inaugurar suas decorações natalinas. Em Osasco, por exemplo, o evento ocorreu na última segunda-feira (20). Já em Santana de Parnaíba, o tradicional Natal de Luz será inaugurado no dia 1º de dezembro, às 19h, quando todas as luzes da decoração serão acesas ao mesmo tempo.

Natal de Luz: presépio e vila napolitana

A produção de um presépio gigante, com 200 metros quadrados, segue em ritmo acelerado na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico do município. Um dos grandes destaques do Natal de Luz, o presépio tem um diferencial: é articulado, ou seja, se move.

Segundo Alemão da Banca, secretário de Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba, o presépio tem um projeto diferenciado em 2023. “Fizemos uma vila napolitana. Além disso, para visualizá-lo completamente, o visitante terá que dar a volta em todo o espaço de 200 metros quadrados. Antigamente, toda a estrutura já era vista de frente”, explica o secretário.

O presépio é montado sobre uma plataforma de madeira com cobertura de sapê. A cenografia é composta por diversos personagens, entre figuras humanas e animais mecanizados e em tamanho real, que representam o nascimento de Jesus Cristo.

Do dia 2 ao dia 24 de dezembro, haverá a imagem de Maria gestante. A partir do dia 25, aparecerá o menino Jesus na manjedoura. O encerramento das festividades natalinas se dará com a Folia de Reis no dia 6 de janeiro de 2024.

Além do presépio, a programação inclui a chegada do Papai Noel, show do tenor Thiago Arancam, Feira de Natal da Mulher Empreendedora (veja mais detalhes abaixo) e apresentação da Orquestra Municipal.

Santana de Parnaíba: Natal de Luz inaugura no dia 1º de dezembro
Milhares de lâmpadas irão decorar e iluminar as ruas do Centro Histórico e os monumentos da cidade (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Feira de Natal da Mulher Empreendedora trará vários produtos

Você procura opções de presentes para as festas de fim de ano? Uma boa pedida é a Feira de Natal da Mulher Empreendedora, que ocorre de 1 a 10 de dezembro na cidade de Santana de Parnaíba. O evento será em dois finais de semana, de sexta-feira a domingo. A entrada é gratuita.

O evento estará instalado no Centro Histórico de Santana de Parnaíba, na Praça 14 de Novembro, ao lado da Igreja Matriz. O público poderá conferir o trabalho das empreendedoras da cidade. A edição temática da feira trará produtos de beleza, moda, entre outros, além de variada gastronomia.

Santana de Parnaíba: Natal de Luz inaugura no dia 1º de dezembro
Além de gerar visibilidade e renda para as mulheres parnaibanas, a feira traz variadas opções de presentes (Secom Santana de Parnaíba)

Serviços

Natal de Luz

Data: inauguração do presépio dia 1º de dezembro

Horário: 19h

Local: Praça 14 de Novembro, Centro Histórico de Santana de Parnaíba

Entrada gratuita

Feira de Natal da Mulher Empreendedora

Data: 1 a 10 de dezembro, em dois finais de semana. Sextas-feiras, das 16h às 22h. Sábados das 11h às 22h. Domingos das 11h às 22h.

Local: Praça 14 de Novembro, ao lado da Igreja Matriz, no Centro Histórico de Santana de Parnaíba

Entrada gratuita

LEIA MAIS: Santana de Parnaíba: 4 mil porções de drogas são apreendidas

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail