Parnaíba e Cotia têm linhas de ônibus da EMTU negadas

Três delas foram recusadas pela prefeitura de São Paulo para evitar conflito de percursos
As novas linhas fariam quatro novos itinerários pela EMTU (Foto: EMTU/Jeff Dias)

Três novas linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que atenderiam as cidades de Santana de Parnaíba e Cotia, foram negadas pela prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos. A alegação foi que concorreriam com o sistema municipal da capital paulista, gerenciado pela São Paulo Transporte (SPTrans).

Os atendimentos metropolitanos que foram negados ligariam a cidade de Santana de Parnaíba (Centro Empresarial Tamboré) à estação Paraíso do Metrô, na capital paulista; e o município de Santana de Parnaíba (Residencial Valville) à região da Lapa, na zona Oeste da cidade de São Paulo.

Os resultados das análises foram publicados pelo gabinete da secretária de Mobilidade e Transportes da capital paulista, Elisabete França, na edição deste sábado, 1º de agosto de 2020, do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Foi indeferida a criação do atendimento metropolitano 565BI1 Santana de Parnaíba (Residencial Valville) – São Paulo (Lapa) via Santana de Parnaíba (Parque Sinai e Jardim Jaguari), operado pelo Consórcio Anhanguera.

O pedido foi indeferido com.base na análise técnica da prefeitura de São Paulo. Foi apontado que há extensão dentro do município de São Paulo e o percurso proposto já é atendido pela linha tronco.

Também foi indeferido o pedido de alteração na linha intermunicipal 308TRO – Cotia (Atalaia)-São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda), operada pelo Consórcio Intervias. A alegação foi que a alteração de tecnologia solicitada impactaria diretamente em concorrência e sobreposição com as linhas do sistema municipal.