Tendência: desempenho na votação apresenta os nomes que podem despontar como possíveis candidatos nas eleições municipais e municípios da região oeste da Grande São Paulo
As eleições para eleger os novos prefeitos acontecem em 2024, no entanto, o assunto já é debatido nos bastidores da política regional. A votação ocorrida em 2 de outubro, para deputado estadual e federal, apontou nomes que podem concorrer ao cargo, levando em consideração o desempenho que eles obtiveram em seus respectivos redutos eleitorais.
Osasco é a cidade que promete ter a disputa mais acirrada após ter elegido três deputados estaduais – Emidio de Souza (PT), Gerson Pessoa (Podemos) e Rogério Santos (MDB). Nenhum deles confirma o interesse em disputar o pleito de 2024, porém, após receber 143.704 votos, sendo 110.081, apenas em Osasco, Gerson Pessoa, ex-secretário da gestão do prefeito Rogério Lins (Podemos), ganhou força para ser escolhido o sucessor natural. Entre os partidos de esquerda, o nome do ex-prefeito Emidio de Souza volta a ter musculatura, após o petista ter alcançado 157.834 votos, sendo 34.941 na cidade. Outro nome que pode entrar na disputa é do presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, que atingiu 65.219 votos, sendo 27.220 apenas em Osasco.
Já em Barueri, Bruna Furlan (PSDB) conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa como deputada estadual após alcançar 195.436 votos, sendo 73.219 de eleitores da cidade. Esse resultado mostra que a população segue confiante no modelo de trabalho do prefeito Rubens Furlan (PSDB) e sua família, com isso, o indicado pelo atual gestor municipal pode obter um bom resultado nas urnas em 2024. Na outra ponta o principal adversário político, neste momento, o então candidato a deputado federal Japa (União) alcançou 14.786 votos, sendo 11.748 em Barueri. Ele foi o candidato que teve apoio do ex-prefeito de Barueri, Gil Arantes.
Cenários na região
Outra cidade que mostra um futuro embate político é Itapevi. O prefeito Igor Soares (Podemos) não poderá concorrer à reeleição, com isso, terá que escolher dentro do grupo de apoio um nome para ser o sucessor. Nos bastidores, existem pessoas que apostam na indicação do atual vice-prefeito, Teco. No entanto, a votação expressiva da vereadora Camila Godói (PSB), pode fazer com que outros nomes despontem no cenário da cidade. A parlamentar obteve 48.986 votos, sendo 26.882 apenas em Itapevi.
Já em Santana de Parnaíba, o ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) disputou a cadeira de governador do Estado de São Paulo. Ele terminou a disputa em quarto lugar após alcançar 281.712 votos, sendo 28.687 na cidade reduto. Com isso, Elvis ganha força para decidir se mantém o apoio ao atual prefeito Marcos Tonho (PDT) ou se retorna a disputa de 2024 como candidato a prefeito.