Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Região tem primeira cidade sem tarifa no transporte

Logo Giro

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista anunciou, nesta semana, uma ação inédita na Grande São Paulo, a tarifa zero no transporte coletivo. Porém, nas demais cidades da região a mesma possibilidade é quase nula.

“O transporte é um dos componentes que podem ajudar a mudar a cidade. Não mudar para qualquer coisa, mas para algo que tenha as características mais benéficas para ela”, comenta o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, Orlando Strambi.

“Fizemos estudos e chegamos à conclusão que seria mais econômico locar os 13 ônibus com motoristas do que subsidiar a tarifa de R$ 4,50”, comenta o prefeito Josué Ramos.

Na região, Carapicuíba adota o Bilhete Único que pode ser utilizado até seis vezes por dia. A medida entrou em operação em 2009.

Já em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Pode) anunciou que, ainda este ano, a cidade adotará o mesmo sistema permitindo ao usuário até duas viagens em até uma hora para a integração em linhas do município.

Em Barueri, Itapevi e Jandira existe a integração entre trem e ônibus por meio do bilhete eletrônico Benfácil que dá desconto de 21% nas tarifas. Algumas cidades adotam a isenção de tarifas para estudantes de baixa renda. Santana de Parnaíba terá o Passe Único.

Nas linhas intermunicipais, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) adota a tarifa zero para estudantes de baixa renda com até 1,5 salários mínimos per capita.

“É claro que o serviço deve ser o mais barato possível, mas garantindo o mínimo de qualidade. Não queremos que as pessoas fiquem horas esperando o ônibus e ainda não consigam entrar”, finaliza o professor Strambi.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.