giro

Ranking lista os 10 automóveis mais e menos depreciados de 2019

Logo Giro
Picape Toyota Hilux é um raro caso de veículo “valorizado” no mercado

O gosto e o bolso do motorista pesam bastante na decisão da compra do carro (novo ou usado), mas a escolha deve ir além: antes de fechar negócio é bom saber também se aquele modelo é valorizado no mercado. Isso pode contribuir para barganhar um desconto ou até interferir na escolha.

Por meio de um estudo, o KBB Brasil, portal de referência em precificação de carros novos e usados, divulga os 10 modelos que menos e mais perderam valor em 2019. 

ACESSE A TABELA

´

Considerando o conceito de “depreciação de revenda”, que leva em conta o preço pelo qual os lojistas revenderam os modelos, o levantamento abrange todos os modelos zero km de todas as categorias disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto eles valiam no mercado de usados em dezembro de 2019.

Importante ressaltar que em preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: desvalorização e depreciação. A desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores.

Já a depreciação usa o valor do veículo zero km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação.

O método de depreciação possibilita que alguns índices, ainda que a princípio pareçam improváveis, sejam valorizados, ou seja, o valor do veículo usado é mais caro do que do carro novo no passado. Uma das explicações é o fato de o veículo ter sofrido uma forte alta, variação do câmbio e o bom posicionamento da marca no mercado.

A picape Toyota Hilux valorizou 0,55% em seu preço, seguida pela menor depreciação do Peugeot 3008, com 1,49%. Golf e Fox, da Volkswagen, perderam 3,41% e 3,65% do valor, respectivamente.

Entre os carros que mais perderam valor, os dados revelam três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus fica em 28,13%, próximo ao modelo Ford Focus Fastback com 25,99%. Enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação de 20,53% em 8ª posição. A Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando 27,80%.

Receba nossas notícias em seu e-mail