Search
Close this search box.
giro

Prótese de perna fornecida pela SDPD resgata autonomia de professora que reside em Barueri

Logo Giro
Cristiana Ferreira do Nascimento pratica fisioterapia para fortalecer o músculo do coto e treino de marcha para o deslocamento correto (Divulgação / Prefeitura Municipal de Barueri)

Um acidente de carro ocorrido em 2012 deixou muitas marcas na professora de Barueri, Cristiana Ferreira do Nascimento. Na ocasião, teve a sua perna amputada esquerda e, desde então, precisou reaprender a andar e se readaptar a sua nova realidade.

Morando sozinha e em plena pandemia, estava enfrentando muitas dificuldades até que em dezembro de 2020, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), forneceu uma nova prótese, que possui tecnologia de ponta e garante mais autonomia para a profissional. “Muitas coisas que eu faria somente se tivesse alguém para me ajudar, eu já consigo fazer sozinha com a prótese“, conta.

Essa prótese possui uma desarticulação de quadril, é feita com um material mais leve e permite mais mobilidade e até a prática de atividades físicas mais intensas. Com o acompanhamento da SDPD, a professora pratica fisioterapia para fortalecer o músculo do coto e treino de marcha para o deslocamento correto. “Antes eu achava que nunca mais iria poder ir ao mercado e empurrar um carrinho de compras, andar de bicicleta elétrica ou esteira. Agora com a prótese já consigo fazer todas essas coisas”, afirma.

Além disso, para completar o processo de protetização, Cristiana também recebe atendimento psicológico, atualmente por meio de videochamadas. “Eu moro sozinha, ficar em casa sem ter contato físico com amigos e familiares é muito ruim, esse acompanhamento com a psicóloga tem me ajudado muito a passar por esse momento tão difícil e a lidar com a falta e a saudade de viajar, de encontrar meus alunos, meus amigos e a minha família”, revela Cristiana.

Receba nossas notícias em seu e-mail