Zezinho foi assassinado em uma emboscada em outubro de 2022 na cidade de Jandira. GCM preso é suspeito de integrar grupo de extermínio
Um agente da Guarda Civil de Jandira foi preso, nesta quinta-feira (19), durante uma operação da Polícia Civil de São Paulo que investiga o assassinato do ex-vereador Zezinho, do PT. Ele foi morto a tiros, em um emboscada, no dia 28 de outubro de 2022. Na operação, os agente cumpriram diversos mandados de busca e apreensão. Com o agente da GCM, detido em flagrante, os policiais encontraram drogas em u dos armários.
Segundo o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), 62 policiais do DHPP e oito do GER/DOPE em 30 viaturas participaram da Operação Alcateia. Foram vistoriados armários dos investigados na sede da guarda municipal de Jandira, sendo apreendida uma quantidade de drogas em um armário usado por um guarda.
Segundo as autoridades policiais, nos outros endereços foram apreendidos uma carabina calibre 22, munições de calibres 12, 38 e 380, cinco celulares e um cofre. Todo o material apreendido e o agente da GCM detido foram encaminhados à sede do DHPP.

Investigação da morte do Zezinho
Após a morte do ex-parlamentar, as investigações foram conduzidas pela Delegacia Seccional de Carapicuíba, mas após um período, foi assumida pelo DHPP. A polícia trabalha com as hipóteses de crime político, como um possível ataque de adversários ou vingança por conta das denúncias de irregularidades no serviço públicos feitas por Zezinho ao longo dos anos.
Moradores que testemunharam o ataque afirmam que um veículo com uma pessoa armada dentro se aproximou do vereador e atirou à queima-roupa. O caso ainda segue em investigação que segue em sigilo.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.