Rogério Franco de Cotia e Marcos Neves de Carapicuíba solicitaram recursos para obras de mobilidade a rodovia Raposo Tavares
Os prefeitos de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), e de Cotia, Rogério Franco (PSD), participaram, na tarde desta segunda-feira (11), de uma reunião com o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, que está vinculado ao governo do Estado de São Paulo, para discutir projetos de mobilidade urbana. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado André do Prado, também participou do encontro.
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Por meio das redes sociais, o prefeito de Cotia, Rogério Franco, revelou que na pauta de reivindicações estava a intervenção na rodovia Raposo Tavares, que pode beneficiar os dois municípios. Ele comentou: ‘Raposo Tavares em pauta. Reunião com Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado André do Prado, e o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves’.
Já o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves, comemorou o sucesso do encontro. “Nosso dia foi muito produtivo: mais cedo, reunião importante com o Secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, ao lado do Deputado parceiro de Carapicuíba, André do Prado e do prefeito de Cotia, Rogério Franco”, disse o gestor.
Cotia e Carapicuíba: recursos para obras na Raposo Tavares

No dia 4 de setembro, o prefeito de Cotia, Rogério Franco, esteve no Palácio dos Bandeirantes para solicitar investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura. Ele comentou: “Dia de agenda com o governador Tarcísio de Freitas e o secretário Gilberto Kassab. Em pauta, novos investimentos em infraestrutura e mobilidade. Estamos trabalhando em projetos muito positivos para a região oeste.”
O prefeito também revelou que falou com o chefe do governo estadual sobre a construção da Linha 22-Marrom, que ligará a cidade de Cotia até o bairro de Sumaré, na capital. O Metrô já apresentou o projeto ao prefeito, e equipes da administração local já se colocaram à disposição.
Quando concluída, a linha do Metrô terá 29 km de extensão e 19 estações, saindo do Terminal Rodoviário de Cotia até São Paulo. O trecho também beneficiará a cidade de Osasco com duas estações, que devem se chamar Santa Maria e Victor Civita.
No começo do mês de maio, em uma publicação nas redes sociais, Rogério Franco revelou que, durante a conversa com o governador de São Paulo, tratou sobre outros projetos para o desenvolvimento de Cotia. Ele disse: “Excelente conversa com o governador Tarcísio de Freitas no seminário ‘Brasil Hoje’, promovido pelo Esfera Brasil. Falamos sobre os desafios da cidade de Cotia na questão da mobilidade e projetos que poderão ser desenvolvidos em parceria com o Estado’, sem revelar os detalhes.”
Obras de mobilidade urbana em Cotia
Em agosto de 2021, durante uma visita a Cotia, o então governador João Doria (PSDB) firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal. No evento, Doria confirmou que autorizaria o uso de R$ 96 milhões do cofre público do estado para executar as intervenções na via. Ele também solicitou que a administração, em contrapartida, financiasse o projeto executivo, que teve o custo de R$ 5 milhões.
A previsão inicial era que a licitação da obra deveria ocorrer até novembro de 2021. No entanto, Doria não cumpriu o prazo estabelecido pelo seu governo. Além disso, o então governador deixou o comando do governo do Estado de São Paulo, em abril de 2022, para concorrer ao cargo de presidente da República nas eleições do ano passado.
No entanto, a candidatura não recebeu o apoio do PSDB, partido ao qual Doria era filiado, pois o partido decidiu apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) para a Presidência da República.”
Convênio para obras de mobilidade em Cotia

Após uma longa novela envolvendo as obras na rodovia Raposo Tavares, em julho do ano passado, foi assinado um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para viabilizar o início das intervenções na região.
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