Nome do gestor municipal foi aprovado por unanimidade dos integrantes do consórcio; prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade, será o vice-presidente. A posse acontece em 1º de janeiro de 2023
O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), foi eleito, na manhã desta sexta-feira (18), presidente do *Cioeste (Consórcio Intermunicipal da região Oeste Metropolitana de São Paulo), durante eleição na sede do órgão, no bairro Alphaville, Barueri. O prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade (Republicanos), foi escolhido como vice-presidente da entidade. A posse para o mandato de um ano acontece em 1º de janeiro de 2023.
A escolha de Josué Ramos para a presidência foi aprovada por unanimidade entre os 12 prefeitos que compõem o consórcio. O atual presidente, o prefeito de Osasco Rogério Lins (Podemos), foi quem comandou a reunião que anunciou o resultado. comandou a reunião e frisou a importância do Cioeste no cenário nacional. “Quero anunciar que, de forma unânime, nós escolhemos o Josué Ramos para ser o próximo presidente e o Rodrigo Andrade para ser o vice-presidente. Desejo muito sucesso e tenho certeza que o trabalho no consórcio será muito bem conduzido. Além disso, quero agradecer a toda equipe do Cioeste pela dedicação e trabalho, não é à toa que se tornou o maior consórcio do país”, disse o prefeito de Osasco.
Já o futuro presidente, destacou a importância de da união dos prefeitos para tomada de decisões importantes para a região, principalmente, durante o período de pandemia. “Passamos por um momento difícil que foi a pandemia, mas ela também foi um momento muito importante, pois muitas vezes, nós tivemos que tomar medidas que não agradam. Tivemos o entendimento que precisávamos nos unir para enfrentar esse momento. E vamos continuar unidos para buscar um diálogo para ajudar a região”, explicou.
Josué Ramos garantiu ainda, que por meio do consórcio, pretende iniciar um diálogo com os governos federal e estadual para conquistar recursos. “A eleição acabou e independente de quem ganhou nós vamos iniciar um diálogo para ajudar a nossa região. E vamos trabalhar forte para fazer a interlocução entre os novos governantes e todos os prefeitos da região”, completou.
O próximo presidente também destacou que muitas demandas precisam ser trabalhadas de forma regional e agradeceu os demais prefeitos pela confiança. “As divergências existem, mas temos que ter a convergência e respeitar a opinião alheia e vejo isso no consórcio, pois nós representamos uma região com quase 3 milhões de pessoas, então, seguimos unidos, pois temos muitas demandas e convênios para a nossa região e essa nossa união faz a diferença na hora de cobrar que os compromissos sejam realizados”, finalizou.
Os prefeitos Guto Issa (São Roque), Marcos Neves (Carapicuíba), Henri Sato (Jandira), Rogério Franco (Cotia), Igor Soares (Itapevi) e Rubens Furlan (Barueri) participaram da reunião.
*O Cioeste é composto pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Cotia, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
