Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Polícia desarticula venda de drogas em Cotia, Cajamar e Parnaíba

Os agentes descobriram que havia detalhes sobre a presença policial nas localidades (Divulgação/Polícia Civil de SP)

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 33 mandados de busca e cinco pessoas foram presas em Cotia, Cajamar e Santana de Parnaíba

Na terça-feira (12), oficiais da Polícia Civil realizaram uma operação policial com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas, resultando na prisão de cinco homens. As ações concentraram-se nos municípios de Santana de Parnaíba, Cotia, Cajamar, São Paulo e Guarulhos.

Os procedimentos tinham como objetivo combater a venda de entorpecentes realizada por grupos em um aplicativo de mensagens nas localidades.

Leia Mais: Em Cotia, transporte escolar deve fazer vistoria para renovação de alvará

A operação foi coordenada pelas equipes da Delegacia Seccional de Polícia de Carapicuíba, uma divisão do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).

Investigações em Cotia, Cajamar e Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, as investigações revelaram que os grupos do aplicativo compartilhavam informações sobre a venda de substâncias ilícitas na região. Além disso, os agentes descobriram detalhes sobre a presença policial nessas localidades.

Devido aos fortes indícios da conduta criminosa, foram executados 33 mandados de busca e apreensão nos municípios. Como resultado, um homem foi detido em Santana de Parnaíba com 318 porções de cocaína.

Leia Mais: Cotia: réu por matar e enterrar mulher em quintal, é preso

Polícia desarticula venda de drogas em Cotia, Cajamar e Parnaíba
Mais de 35 quilos de maconha foram apreendidas em Cajamar (Divulgação/SSP-SP)

Durante outro cumprimento de mandado, desta vez na cidade de Cajamar, uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendida, totalizando quase 35 quilos de maconha. Os narcóticos estavam distribuídos entre sacos e tabletes. Além disso, outras quatro pessoas foram indiciadas e responderão criminalmente por associação ao tráfico.

Leia Mais: Santana de Parnaíba: vereadores aprovam projeto que aumenta o próprio salário

A operação teve a participação do Grupo de Responsabilidade Tática (GRT) do Demacro, policiais da Seccional de Carapicuíba e recebeu apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santana de Parnaíba. No total, foram utilizadas 75 viaturas e 150 policiais.

Sobre o Demacro

Fundado em 1991, o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) atua nos 38 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A instituição trabalha com atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada, bem como com as atribuições das unidades policiais de base territorial. Os municípios que fazem parte do Demacro ocupam uma área total de 6.425,846 km².

Leia Mais: Pesquisa aponta Rogério Franco com 32% de aprovação em Cotia

O Demacro é composto por 30 Delegacias de Polícia do Município, 66 Delegacias dos Distritos Policiais, 13 Delegacias de Defesa da Mulher e 27 delegacias especializadas. Entre estas, incluem-se Delegacias de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes, Delegacias de Polícia de Proteção ao Idoso e Delegacias de Polícia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente.

Barueri: gerente é preso por vender alimentos vencidos em mercado
Demacro atua nos 38 municípios da RMSP (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Leia Mais: Osasco: foragido da Justiça por receptação é preso pela PM

De acordo com a Polícia Civil, o órgão também é composto por grupos e setores especializados, tais como o Grupo de Apoio à Repressão de Roubos e Assaltos (Garra), Grupo de Responsabilidade Tática (GRT), Grupo Especial de Motos, Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e Centro de Inteligência Policial (CIP). Esses grupos integram a estrutura de diversas Delegacias Seccionais de Polícia.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. 

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail