Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Piscinas: como manter essa área de lazer sempre limpa

Logo Giro
piscinas_manoel
Segundo Manoel Martins Franco Filho, piscinas residenciais exigem limpeza de duas a três vezes por semana (Divulgação/Arquivo pessoal)

O uso de produtos como cloro, aplicados de preferência por um profissional, são essenciais, inclusive para evitar criadouros de dengue em piscinas

Você acaba de adquirir uma linda residência com piscina, ideal para reunir a família e os amigos nos finais e semana. Mas, para que todos possam curtir esse agradável espaço de lazer com total segurança, é necessário realizar a limpeza periódica dela.

“O ideal é que a manutenção, no verão, seja feita de duas a três vezes por semana, dependendo do uso”, afirma Manoel Martins Franco Filho, que atua há mais de dez anos no cuidado com piscinas instaladas em residências e em outros espaços, como clubes.

Essa manutenção de até três vezes por semana vale essencialmente para piscinas instaladas em casas. “Em clubes e hotéis, por exemplo, que possuem outros padrões de piscinas, os dias de manutenção podem variar”, explica Franco Filho, que destaca ainda a importância de procurar um profissional para executar o serviço.

Piscinas: a aplicação de cloro é primordial

Para uma correta limpeza da piscina, o profissional destaca que os produtos básicos utilizados são: cloro (higieniza a água, evitando a proliferação de fungos, bactérias e vírus); bicarbonato de sódio (eleva a alcalinidade da água e proporciona pH estável); algicida (elimina algas e evita seu aparecimento); e barrilha (ajusta o PH da piscina).

“Para evitar criadouros do mosquito da dengue e outras pragas, manter a água sempre clorada é essencial”, ressalta Franco Filho, que acrescenta: “é necessário também manter a filtragem da piscina ideal, de acordo com o tamanho do filtro e da piscina.”

Piscinas: como manter essa área de lazer sempre limpa
O profissional enfatiza que o uso do cloro é essencial (Divulgação/Arquivo pessoal)

LEIA MAIS: Piscinas com prainha, spa e piso atérmico vieram para ficar

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail