Na Páscoa, muitos consumidores agem por impulso e se desequilibram financeiramente, afirma especialista. Confira as dicas
Ovos de chocolate, bacalhau, entre outros produtos, devem encarecer a Páscoa este ano. Logo, é importante se programar para não se complicar financeiramente.
“Nesta época, muitos agem por impulso e se desequilibram financeiramente. É preciso entender que esta data deveria estar prevista dentro do orçamento financeiro do ano. Independente do poder aquisitivo de cada pessoa e família é sempre possível economizar na Páscoa”, ressalta Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin).
Mas, não basta apenas pesquisar pelo melhor produto com menor preço. “É preciso se reinventar a todo momento, ter mais criatividade e buscar pelo equilíbrio muito importante na educação financeira entre o investimento e o benefício. Falo investimento já que trata-se de um presente e quando presenteamos estamos praticando o ato de fazer o outro feliz”, explica Domingos.
Como a reportagem do Giro informou, o ovo de Páscoa deve pesar mais no bolso do consumidor este ano. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia), a elevação de 189% no valor do cacau, nos últimos 12 meses até dezembro de 2024, impactará o preço do doce.

Páscoa
Confira algumas orientações para comprar com responsabilidade na Páscoa:
1- Atente-se para o orçamento financeiro
Uma das grandes dificuldades das famílias está na falta de prever os itens sazonais. Isso não acontece somente na Páscoa, também é comum não se atentar para outras datas como Dias das Mães, Pais, Criança e até aniversários. Portanto, é preciso que os investimentos ou gastos que acontecem em alguns períodos do ano, estejam devidamente documentados no orçamento. Desta forma, é possível saber o valor necessário a ser despendido.
2- Na hora da compra
Na educação financeira existe um importante conceito que é: “mais importante saber comprar, do que saber investir”. Praticamente em todo gasto e consumo, temos excessos e desperdícios. Isso também acontece na compra do ovo de Páscoa. Saiba quanto de dinheiro está reservado para a busca, dentro do seu orçamento financeiro. Muitas pessoas se tornam inadimplentes porque não respeitam o orçamento financeiro.
3- Forma de pagamento
Se no orçamento não tiver reservado nenhum recurso financeiro, a compra dos ovos deverá ser a prazo. Porém, atenção aos valores contraídos. Se foram programados pagamentos no mês subsequente ou se ouve parcelamentos, este deverá estar previsto e reservado já para os próximos meses contemplados no orçamento. Agora, se o valor já estiver no orçamento, a decisão pode ser pelo pagamento à vista. Aproveite e peça desconto.
4- Escolha dos ovos
Agora, sabendo sua disponibilidade financeira, escolha os ovos. As opções de marcas são grandes. Ouça os presenteados, que tipo de chocolate preferem e se podem comer a iguaria. A busca pela melhor relação entre investimento e benefício é o que deverá ser objetivado na escolha. Os preços podem variar muito de um local para outro, chegando a 400%. Comece pesquisando na internet e não compre logo no início. Conhecendo os preços médios, chegou a hora de ir aos locais ou ligar. Quanto mais pesquisar, maior será chance de realizar uma ótima compra, atendendo os anseios daqueles que serão presenteados e, em especial, o seu bolso.
5- Outras opções
Você pode apostar em ovos de Páscoa caseiros, que acabam tendo preços mais em conta. O importante é sempre saber da procedência. Eles costumam ser produzidos por pessoas que buscam renda extra para complementar o orçamento.
6- Compra coletiva inteligente
Essa dica pode se encaixar melhor para quando a família é grande, pois a compra coletiva pode reduzir os preços, repensando-se as quantidades. Converse com seus familiares e busquem uma compra inteligente, ou seja, não apenas de um ovo, mas de cinco ou mais, proporcionando custo e benefícios melhores. Desta forma, todos os membros da família são presenteados. A economia pode chegar a 90%.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.