O município de Osasco inaugurou mais uma base decentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na quinta-feira (16). O espaço é vinculado à Secretaria de Saúde do município e está instalado na avenida dos Autonomistas, na Vila Yara, ao lado da Praça Tsu, onde antes ficava a base da Guarda Civil Municipal (GCM).
O empreendimento foi adaptado e possui sala de atendimento, refeitório, banheiro e espaço para repouso dos plantonistas. Irão trabalhar no local dois técnicos e um socorrista, escalados entre quatro plantões (dois noturnos e dois diurnos) e mais dois técnicos que atendem via Unidade Rápida de Atendimento com Motociclistas (Uram), cujo atendimento é realizado em período diurno.
“Essa base é mais um avanço para o Samu e está num ponto estratégico para a saída das URAMs, que fazem deslocamentos tanto para a zona Sul como para a zona Norte. Além de agilizar o atendimento das vítimas de toda a cidade, essa base vai gerar outro benefício de otimização de recursos, que é a economia com combustível, pois evita-se um envio de viaturas em duplicidade para o atendimento de uma mesma ocorrência, por exemplo”, explicou Érika Nascimento Galdino, gerente geral do Samu Osasco.
A entrega da base contou com a presença do secretário de Saúde, Fernando Machado (titular), e da adjunta Suzete Franco Silva, que na ocasião representaram o prefeito Rogério Lins (Podemos), além do diretor de Urgência e Emergência, César Santos, entre outros.
A cidade de Osasco soma agora oito bases descentralizadas no município. A sede do Samu fica na Avenida Manoel Pedro Pimentel, 138, no Jardim Wilson. O serviço tem mais de 200 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, limpeza, técnico auxiliar de regulação médica (Tarm), condutores de ambulância e coordenação. Ao todo são seis ambulâncias básicas, duas de suporte avançado e duas motocicletas-ambulâncias.







