Intervenção realizada busca aumentar o escoamento da água, bem como minimizar os efeitos dos fortes temporais. A Prefeitura também fará um alargamento de cerca de 1,5 metro no córrego
Entre 60 e 90 dias, este é o prazo para o conclusão das obras de recomposição do muro de contenção das margens do córrego que corta a avenida Maria Campos, na pista sentido Largo de Osasco, no trecho próximo à cabeceira do Viaduto Ignês Colino, na região central da cidade. As intervenções tiveram inicio na última terça-feira (7) e prometem minimizar os danos causados pelos alagamentos na região.
De acordo com o engenheiro Alexandre Fonseca, da EEC Engenharia e Construção, empresa responsável pela obra, antes a contenção do córrego era feita com o chamado gabião (pedras e telas de aço). Agora, a nova estrutura será de concreto, permitindo que o escoamento da água seja mais rápido.
A Prefeitura também fará um alargamento de cerca de 1,5 metro no córrego e também substituirá o gabião por concreto armado, no sentido contrário em direção à Prefeitura. O alargamento ampliará o limite de vazão das águas.
Todo o trecho a ser refeito (as duas margens do córrego) tem 27 metros de extensão por 3,5 metros de altura. “A cada 2 metros serão instalados perfis (barras metálicas), assim como no topo da estrutura. E tudo será preenchido com concreto. As obras devem durar de 60 a 90 dias”, explicou o engenheiro.
O córrego tem cerca de 12 metros de largura em alguns trechos e, a exemplo dos demais córregos da cidade, desde o período anterior às chuvas de verão é regularmente limpo pela Secretaria de Obras da Prefeitura.
O prefeito Rogério Lins (Podemos) esteve no local e falou da importância das intervenções. “É mais uma importante obra de infraestrutura visando minimizar os efeitos da chuva em nossa cidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, garantiu.