No domingo (7), Osasco registrou a mair taxa de ocupação de leitos para covid-19 neste ano: 82%. Diante do aumento progressivo de casos, internações e óbitos decorrentes da doença, o prefeito Rogério Lins (Podemos) anunciou ontem (8), a reabertura de leitos de UTI e de enfermaria. Desta forma, a ocupação caiu para 70%. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.
“Muitos estados já estão em colapso com seu sistema de saúde. Não têm mais leitos de UTI nem no serviço público e nem no serviço privado. A gente percebe esse crescimento no estado de São Paulo e em várias cidades da região. Não vamos esperar que chegue a esse ponto para começar a tomar providências”, garantiu Lins.
REABERTURA DE LEITOS
“Investimos em infraestrutura própria, então estávamos preparados para esse aumento”, disse o prefeito. Em 2020, Osasco optou por não abrir hospitais de campanha. A administração pública preferiu destinar espaços de hospitais já existentes na cidade para a pandemia. Nesta segunda (8), o Pronto Socorro Osmar Mesquita voltou a ser um polo de tratamento de coronavírus. “Temos também o Pronto-Socorro do Santo Antônio, com 30 novos leitos de UTI e temos condições de ampliar os leitos no Hospital Antonio Giglio”, assegurou.
1173 ÓBITOS
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na segunda (8), Osasco já soma 1173 óbitos decorrentes da doença. São 32.613 casos confirmados. A taxa de ocupação de respiradores está em 35%.