Gasto médio deve ser de R$ 59 por produto, segundo pesquisa. O preço elevado é um dos principais motivos (36%) para desistir da compra do ovo de chocolate
Mais da metade dos brasileiros pretende comprar ovos de Páscoa este ano (52%). Deste total, 18% já compraram e 34% ainda estão escolhendo. Por outro lado, 45% vão abrir mão da compra e 3% não sabem dizer se comprarão. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
O levantamento revelou ainda que os mais ricos – renda familiar acima de cinco salários mínimos – estão mais dispostos a gastar (62%), assim como quem tem filho menor de 18 anos (64%).
No grupo dos que já adquiriram pelo menos um ovo de chocolate, se destacam as mulheres (19%), diante de 16% dos homens, além daqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo (21%). Já a maior parte dos mais ricos resolveu deixar para depois (45%).
O grupo com menor renda também se destaca entre quem não vai gastar com o chocolate, símbolo do feriado religioso (50%). O mesmo comportamento também é mais comum entre os mais velhos, chegando a 56% na faixa de consumidores acima de 60 anos.
“Apesar do aperto econômico, pouco mais da metade dos brasileiros dizem pretender comprar ovos de Páscoa, indicando que a tradição de se presentear na Páscoa segue forte no País. O levantamento mostra ainda que famílias com crianças pequenas têm mais chance de comprar ovos, destacando a importância simbólica e afetiva do presente para o público infantil. O consumo também é mais expressivo nas regiões Sul e Sudeste e, claro, nas faixas de renda mais alta”, destaca Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “O preço alto apontado como principal motivo para não comprar ovo de Páscoa também evidencia a oportunidade para o aumento de consumo de produtos alternativos, como bombons, barras e trufas”, completa ele.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Brasileiro vai comprar em média 3 ovos
A pesquisa da Nexus mostrou também que, em média, cada brasileiro que pretende comprar ovos irá adquirir, em média, três unidades. Quase metade (47%) vai consumir de duas a três unidades, 19% apenas uma, 20% de quatro a cinco ovos e 14%, mais de cinco produtos. Os mais generosos (média de quatro ovos) possuem acima de 41 anos e têm renda familiar superior a dois salários mínimos.
Os filhos ou outras crianças serão os principais presenteados nesta Páscoa (61%), seguidos por outros familiares (30%), cônjuge ou namorado(a) (19%); compra para si mesmo (14%) e pais (8%). Amigos e outras pessoas somam 1% cada grupo e 3% são outras respostas. Nessa pergunta, o entrevistado podia escolher mais de uma alternativa.
Para quem você comprou ou pretende comprar ovos de Páscoa? (ESPONTÂNEA E MÚLTIPLA)

Mais ricos e mais pobres (64% na renda familiar de até um salário mínimo) se destacam no grupo que irá presentear filhos e crianças, além dos que têm filhos de até 18 anos (87%). Já aqueles que estão em um relacionamento tem mais chance de ser presenteado por homens (32%) e pelos mais ricos (28%).
O perfil mais comum de quem escolheu se mimar são jovens de 18 a 24 anos (29%); mulheres (17%), moradores do Centro-Oeste e Norte (17%) e quem tem renda familiar de até dois salários mínimos (17%).
Preço médio de R$ 59
A média de gastos com ovos de Páscoa este ano será de R$ 59,00 por produto. A maioria (61%) tem como limite R$ 50,00. Outros 22% de R$ 51,00 a R$ 99; 14% de R$ 100,00 a R$ 150,00; 2% de R$ 151,00 a R$ 200,00 e 1% acima de R$ 200,00.
Pensando em cada chocolate/ovo de Páscoa que você pretende comprar, em média quanto você está disposto(a) a pagar por cada um deles nessa Páscoa? (ESPONTÂNEA E ÚNICA)

Os homens (R$ 62) estão mais dispostos a gastar do que as mulheres (R$ 55), assim como os mais jovens (R$ 63), quem não tem filhos (R$ 66), além dos mais ricos. O valor médio chega a R$ 74 para quem tem renda familiar acima de 5 salários mínimos.
Há uma grande disparidade regional na compra. O Sul registra R$ 81,99 como valor médio. Já o Sudeste vem em 2º lugar, com R$ 61,00, seguido por Norte e Centro-Oeste (R$ 58,00) e Nordeste (R$ 41,00).
Bombom e barra de chocolate em alta
Dos 45% que desistiram do ovo de Páscoa neste ano, quase metade (21%) comprará outros tipos de chocolate para o feriado. Outros 27% não planejam qualquer compra desse tipo.
Entre quem vai optar pelas alternativas, 55% preferem bombom, Já 53%, barra de chocolate. Era possível escolher mais de uma opção. Outros 7% responderam trufas, 6% tabletes individuais, 1% bolo ou torta, 4% outros e 4% não sabiam ou não responderam.
O bombom tem mais fãs entre pessoas de 25 a 40 anos (60%) e mais ricos (66%). Já a barra é mais popular entre jovens (67%).
Metodologia da pesquisa
A Nexus entrevistou, presencialmente, 2.000 cidadãos com idade a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs) entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.