giro

Osasco Plaza: interdição do shopping impacta 250 lojas, 1.500 empregos e 80.000 visitantes/dia

Logo Giro
Fachada de uma das entradas principais do Osasco Plaza, no Centro de Osasco (Leandro Oliveira / Jornal Giro S/A)

Após o desabamento de parte do teto, shopping mais antigo de Osasco segue fechado. Ministério Público abriu inquérito civil para apurar “eventuais irregularidades” e os “possíveis responsáveis”

Prestes a completar uma semana, o desabamento de parte do pavimento superior do Osasco Plaza Shopping provocou um grande buraco na estrutura do centro comercial, que gerou a queda de partes de concreto e de vários veículos estacionados no andar superior.

“Graças a deus não houve vítimas graves ou leves. O shopping está totalmente fechado, a Polícia Civil preservou o local, nem os carros poderão sair dali. Não há previsão de reabertura” afirmou Lins.

O acidente aconteceu na última quarta-feira (8), por volta das 14h30 e o centro de compras foi evacuado às pressas. Ao menos oito viaturas do Corpo de Bombeiros se dirigiram ao local em busca de vítimas. No fim da tarde do mesmo dia, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve no Osasco Plaza e anunciou a interdição total do empreendimento por tempo indeterminado.

IMPACTOS DO FECHAMENTO DO SHOPPING MAIS ANTIGO DE OSASCO
Inaugurado em abril de 1995, empreendimento possui uma área de 16,8 mil metros quadrados é o centro de compras mais antigo de Osasco.  Com dois pisos de lojas e dois pisos de estacionamento com 1.200 vagas, o local está instalado na região central do município e possui 250 lojas, entre as âncoras, há marcas como Casas Bahia, Marisa, Lojas Americanas e Riachuelo. O centro de compras e lazer recebe, em média, 80 mil visitantes ao dia.

Com 130 funcionários do próprio shopping, as lojas presentes no estabelecimento geram a contratação de mais de 1.500 funcionários. O empreendimento possui uma unidade da rede de cinemas Cinesercla, inaugurada em 25 de agosto de 2012. O espaço conta com quatro salas e capacidade para 597 lugares numerados.

Entre as opções de gastronomia, o shopping possui 38 restaurantes, dentre eles grandes marcas como McDonald’s, Bob’s, Burguer King, Mania de Churrasco, Gendai, Vivenda do Camarão, Girafas, Habbib’s, entre outros. Com opção de lazer, o empreendimento ainda conta com área infantil Aze Games e realiza mensais sociais envolvendo o povo da região.

“O fato de ser o primeiro e carregar o nome da cidade é fundamental. Gera visita de público e várias ações com a comunidade. Além, é claro, de ser sempre o primeiro a ser lembrado para compras e lazer”, afirmou diretor do Mall, Davi Rocha, à reportagem do GIRO no início deste ano.

Segundo o portal de notícias “InfoMoney”, o complexo comercial faz parte do portfólio do FII BTG Pactual Shoppings (BPML11). O fundo é dono de cerca de 40% do espaço e conta com outros seis centros de compras localizados em quatro estados. Juntos, os espaços somam patrimônio líquido de R$ 534 milhões.

Osasco Plaza: interdição do shopping impacta 250 lojas, 1.500 empregos e 80.000 visitantes/dia
Empreendimento teve seu alvará de funcionamento cassado pela Prefeitura (Leandro Oliveira/Giro S/A)

Entenda o caso
Esta não é a primeira vez que o empreendimento sofre com incidentes em sua estrutura. Em 1996, um vazamento de gás provocou uma explosão que deixou 42 mortos dentro Osasco Plaza Shopping. Em 2015, o teto de uma das lojas desabou, porém não houve feridos.  

Em nota divulgada na noite do último dia 8 de março, o Osasco Plaza Shopping afirmou que havia interditado o espaço abaixo da laje antes da queda, e que segue prestando suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade.

Confira abaixo a nota completa
“O Osasco Plaza Shopping Informa que a queda de uma parte da laje ocorrida na tarde desta quarta-feira (8/3) não deixou vítimas ou feridos. O local foi isolado antes da queda, assim que o risco foi identificado pela administração. O empreendimento foi interditado para garantir a segurança de colaboradores e clientes. A administração segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar suporte necessário aos lojistas e frequentadores para restabelecer a normalidade o mais rapidamente possível”.

Ministério Público abre inquérito
Na quinta-feira (9), o Ministério Público (MP) abriu inquérito civil para apurar “eventuais irregularidades” e os “possíveis responsáveis” pelo desabamento do teto do Osasco Plaza Shopping. A Polícia Civil também investiga as prováveis causas e responsabilidades.

Peritos da Polícia Técnico-Científica e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) estiveram no local. Parafusos e outras partes da estrutura da laje foram recolhidos para serem analisados pelos peritos. Ainda não há um prazo para a apresentação de um laudo.

Em recente entrevista à rádio BandNews FM, Joni Matos Incheglu, que compõe o  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), não descartou a possibilidade de condenar toda a estrutura do Osasco Plaza Shopping.


Receba nossas notícias em seu e-mail