Search
Close this search box.
giro

Osasco: Rogério Lins decreta luto de três dias por morte de Ana Paula Rossi

Logo Giro
Ana Paula Rossi estava no terceiro mandato como vereadora de Osasco (Reprodução)

Prefeito também sugeriu que candidatos a prefeito e vereador de Osasco suspendam suas atividades políticas por três dias. Ana Paula Rossi lutava contra um câncer

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), decretou, na manhã desta segunda-feira (9), luto oficial de três dias em razão da morte da vereadora de Osasco, Ana Paula Rossi (PL). “É um dia muito triste para a nossa cidade de Osasco, por isso, estamos decretando o luto oficial de três dias no nosso município”, disse o gestor municipal.

Em vídeo publicado, nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (9), o chefe do Poder Executivo ainda sugeriu que todos os candidatos que disputam às eleições municipais deste ano suspendam as atividades. “Gostaria de sugerir a todos os candidatos a prefeito e a vereador para também suspender suas atividades políticas por três dias em respeito a Ana Paula Rossi. Que Deus abençoe e dê muito força para a família Rossi”, finalizou.

Ana Paula Rossi morreu na noite deste domingo (8). Ela estava internada no Hospital do Rim, em São Paulo, onde fazia tratamento de um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, diagnosticado em julho. O velório acontece até as 16h, no Teatro Municipal Glória Giglio e o sepultamento, ocorre às 17h, no cemitério Bela Vista, em Osasco.

Em agosto, um boletim médico foi divulgado informando que Ana Paula Rossi sob os cuidados da equipe do Dr. José Medina Pestana, responsável por seu transplante de rim, em 2017. Além disso, a nota informava que ela havia feito um ciclo de quimioterapia e estava respondendo bem ao tratamento. Mas, nessa semana houve um agravamento da doença.

Ana Paula estava no terceiro mandato como vereadora de Osasco. Apesar do quadro de saúde, ela disputava à reeleição. Filha do ex-prefeito Francisco Rossi e da vice-prefeita Ana Maria Rossi, Ana Paula era casada e deixa três filhos.

Nota do PL de Osasco

No final da noite de domingo, o PL de Osasco, que era presidido pela vereadora Ana Paula Rossi emitiu uma nota sobre o falecimento da parlamentar. Além dos três mandatos de vereadora, Ana Paula Rossi foi secretária de Assistência e Promoção Social de Osasco entre os anos de 2003 e 2005 a 2006. Ela também comandou a Secretaria de Educação em 2017. Na Câmara, fez a luta de combate à pedofilia e foi Procuradora Especial da Mulher, na Câmara de Osasco. (veja a nota na íntegra)

Com imenso pesar comunicamos o falecimento da vereadora e presidente do PL Osasco, Ana Paula Rossi, na noite deste domingo, 08/09/2024. Ana Paula foi diagnosticada com câncer tipo linfoma não Hodgkin e estava em tratamento no Hospital do Rim, desde o dia 08 de julho de 2024, sob os cuidados da equipe do Dr. José Medina Pestana.

Ana Paula Rossi, primeira dos três filhos do casal Ana Maria e Francisco Rossi, nasceu no dia 09 de março de 1969, foi casada e mãe de três filhos. Estava em seu terceiro mandato como vereadora. Ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social, nos anos de 2003, 2005 e 2006, e Secretária Municipal de Educação, em 2017. Conquistou o seu primeiro mandato como vereadora em 2008, sendo a terceira mais votada. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita, ao lado do ex-prefeito Celso Giglio e, em 2016, foi reeleita vereadora, sendo a segunda mais votada da cidade. Retornou à Câmara dos vereadores em 2018 e, desde então, atua também como Procuradora Especial da Mulher.

Em 2020, foi reeleita vereadora em seu terceiro mandato, sendo a mulher mais votada. Foi a primeira mulher líder de governo na Câmara de Osasco, função que exerceu entre 02/01/2021 e 09/11/2023; atuou como a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e como relatora de importantes comissões, como a de Constituição e Justiça; da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher; e de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero.

Foi vice-presidente da Frente Parlamentar Nossa História e se destacou como autora de uma Indicação que instituiu, em Osasco, o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência e o Projeto Guardiã Maria da Penha. Ana Paula Rossi deixa um legado de luta e trabalhos desenvolvidos na cidade de Osasco.

Neste momento de muita tristeza e pesar, a família Rossi agradece pelas mensagens de carinho e pelas orações recebidas durante o período de tratamento de Ana Paula Rossi.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail