O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciou que vai ampliar o horário de funcionamento de comércio, bares, restaurantes e academias. O objetivo é que, com as novas medidas, que entram em vigor nesta sexta-feira (11) as pessoas possam se programar melhor para as compras de fim de ano, bem como atividades de lazer e entretenimento. Por determinação do governo do estado, Osasco foi reclassificada na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica. Com isso, os estabelecimentos devem seguir uma série de regras. A partir de agora, a capacidade de atendimento continua de 40%, mas com ampliação para funcionamento até às 23h.
Nos restaurantes e similares (com consumo no local), a capacidade de público também é restrita a 40% do espaço, com 12h diárias e atividades até 23h. As mesas têm de ter no máximo seis lugares. Fica mantida a utilização de área externa ou ao ar livre para os estabelecimentos que já possuam essa autorização, desde que mantida a distância mínima de 1,5 metro para o trânsito livre e seguro dos pedestres. As academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica só poderão funcionar com 30% da capacidade, por 14h diárias. Mas clientes e usuários deverão seguir algumas regras, entre as quais fazer agendamento (vedada a entrada fora da escala de horário).
Em todos os estabelecimentos, segue obrigatório a verificação da temperatura, o uso de máscaras e a higienização constante das mãos com álcool em gel 70%, além do distanciamento entre as pessoas para evitar a propagação do coronavírus. Na publicação feita nas redes sociais, Lins ainda informou que a fiscalização será ampliada para que não ocorram aglomerações de pessoas. “É muito importante que você procure horários alternativos para as atividades é fundamental que todos mantenham os cuidados recomendados”, ressaltou o prefeito.