Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Guarda Civil de Osasco recebe novas viaturas para a Ronda Escolar

Logo Giro
Ocorrência foi apresentada no 5º DP de Osasco (Reprodução/Redes Sociais)

Nova frota da GCM de Osasco vai ampliar a segurança da comunidade escolar após os ataques em colégios pelo Brasil

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciou, por meio das redes sociais, a aquisição de uma novos veículos para a Guarda Civil Municipal, a GCM de Osasco. Segundo o gestor municipal, os carros vão compor a frota da Ronda Escolar Municipal, que é responsável por fiscalizar e garantir a segurança dos alunos e profissionais que compõem a rede municipal de ensino da cidade.

Ao lado do secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite, o prefeito explicou que a ação faz parte do pacote de medidas para ampliar a sensação de segurança da comunidade escolar, após a onda de ataques em creches e colégios pelo Brasil.

LEIA MAIS: GCM de Osasco prende motorista e apreende BMW com placa adulterada no Centro

“Novas viaturas para proteger ainda mais nossas escolas e nossas crianças. O Brasil, infelizmente, vivenciou uma onda de invasões e atentados. Em Osasco, entendemos que investir em segurança é a melhor forma de proteger nossa criançada”, publicou o gestor municipal.

Central de Monitoramento das escolas em Osasco

Guarda Civil de Osasco recebe novas viaturas para a Ronda Escolar
Central inaugurada em fevereiro (Divulgação/Secom Osasco)

Foi inaugurada, no final do mês de fevereiro, uma Central de Monitoramento Escolar (CME) em Osasco. Com a medida, todas as escolas da rede municipal de ensino passam a contar com câmeras e alarme de segurança, sendo monitoradas em tempo real 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. A nova central é incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), comandada pelos forças de segurança municipal.

LEIA MAIS: Homem tenta invadir escola em Osasco e acaba preso por agentes da GCM

Com o monitoramento, caso ocorra uma invasão na escola após o fechamento da unidade, será disparado um alarme no local, a fim de inibir qualquer atitude criminosa. Enquanto isso, na Central os operadores recebem o alerta de invasão e iniciam a tomada de decisão, com a abertura de uma ocorrência para o COI, que aciona imediatamente as viaturas da Guarda Civil Municipal.

Guarda Civil prendeu homem que invadiu creche

Guarda Civil de Osasco recebe novas viaturas para a Ronda Escolar
Funcionários da creche acionaram botão de pânico e evitaram invasão (Divulgação/Polícia)

Segue preso o homem que tentou invadir, na tarde do dia 26 de abril, a CEMEI Mario Quintana, no São Pedro, na zona sul de Osasco. A prisão do suspeito, que não terá a identidade revelada, aconteceu após os funcionários da creche terem acionado o “botão de pânico” implantado pela Prefeitura de Osasco nas escolas da rede municipal. O sistema é integrado a Central de Monitoramento Escolar, que é comandada pela Guarda Civil Municipal da cidade e é integrada com as demais forças policiais de Osasco.

Na delegacia, a polícia civil descobriu que o acusado tem uma longa ficha criminal com passagens por tentativa de homicídio, que foram praticados contra o pai, a mãe e a ex-esposa. Ele também foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Receba nossas notícias em seu e-mail