A Defesa Civil que notificou que o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade do ar, aumentando riscos de incêndios florestais; saiba mais
Em virtude da forte onda de calor que atinge boa parte do Brasil, o Governo do Estado de São Paulo divulgou um alerta de risco elevado de incêndios florestais, para algumas áreas. Entre as localidades, está Osasco e outras cidades da Região Oeste da Grande SP.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20). A medida foi feita pela Defesa Civil que notificou que, com exceção do litoral, todo o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar, aumentando riscos de incêndios florestais.
Segundo o Climatempo, o mês de agosto é considerado mais seco do ano. Mesmo no inverno, o momento é marcado por grandes períodos de estiagem, baixos índices de umidade relativa do ar e pouca chuva.
Receberam a mensagem usuários cadastrados via SMS 40199 em 16 regiões estaduais, sobre o risco de queimadas. O comunicado foi encaminhado para cidadãos de Capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São Jose do Rio Preto e Sorocaba.
O texto do SMS trazia a seguinte recomendação: “Risco elevado para incêndios florestais na região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”.
Araçariguama registra incêndio

Na noite de segunda-feira (19), o município de Araçariguama registrou um incêndio na zona rural da cidade. Em imagens que circulam pelas redes sociais, é possível ver as chamas consumindo a área de mata do local.
O caso ocorreu no bairro Bom Jardim e foi divulgado nas redes sociais do prefeito Rodrigo Andrade (Podemos). As chamas foram contidas e a ocorrência segue sendo investigada pelas autoridades locais.
Operação SP Sem Fogo
A “Operação SP Sem Fogo”, do Governo de São Paulo, está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada. O reforço nas ações ocorre durante o período mais seco do ano, que vai até outubro.

O órgão recomenda para toda a população que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte adequado de seus resíduos;
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.