Search
Close this search box.
giro

Osasco: Câmara aprova moção de repúdio aos áudios sexistas do deputado Arthur do Val

Logo Giro
Vereador Elsa Oliveira é autora da Moção de Repúdio (Ricardo Migliorini/CMO)

Os vereadores de Osasco aprovaram durante sessão na manhã desta terça-feira (8), Moção de Repúdio aos áudios com falas sexistas do deputado Arthur do Val (Podemos) sobre as mulheres ucranianas. O documento é de autoria da vereadora Elsa Oliveira (Podemos). Na sexta-feira (4), foram divulgados áudios de Arthur do Val dizendo que as mulheres da Ucrânia, país que passa por uma guerra contra a Rússia, “são fáceis, porque são pobres”.

A vereadora Elsa Oliveira revelou que fará parte da Comissão de Ética que vai analisar o pedido de expulsão do deputado Arthur do Val do Podemos. “A minha posição é pela expulsão. E quero que fique bem claro que é um lugar [partido político] onde se luta pelo direito das mulheres, não pode ter um homem com esse comportamento. Claro, que vamos analisar e dar todo o direito de defesa ao parlamentar, mas, diante de tudo que se ouviu é lamentável, e onde há fatos, não há argumento”, pontuou.

Turismo sexual
Ao discutir a moção de repúdio, a vereadora Ana Paula Rossi (PL) afirmou que as falas do deputado são “gravíssimas”, pois, além de denegrir a imagem de mulheres que passam por uma guerra, também incentivou a prática do turismo sexual. “Ele está incentivando o turismo sexual. Isso é muito grave. E acho que todos pegaram muito leve nessa situação, pois tem algo muito grave por trás dessas falas. A conclusão que chegamos é que essa viagem não tinha caráter humanitário e sim marketing”, disse.

A parlamentar ainda destacou que é um absurdo em 2022, as mulheres ainda precisarem reivindicar respeito e que muitas falas, até no meio político, são apenas belos discursos, pois na prática ainda existe muito pré-conceito. “Acho um absurdo em 2022 a gente estar utilizando a tribuna para pedir respeito às mulheres. Nós temos que respeitar todo mundo. A gente vê muito discurso, mas precisamos observar as falas do dia a dia. O discurso é maravilhoso, de mulher na política e sobre a importância da mulher na política. Mas, só nós sabemos o que nós passamos, pois muitas vezes somos preteridas, pois temos um olhar diferente sobre as situações”, revelou Ana Paula Rossi. 

Caso na Alesp
A mesma linha foi defendida pela vereadora Juliana da Ativoz (Psol), que ainda recordou o caso envolvendo a deputada estadual Isa Penna (Psol), vítima de importunação sexual ao ter parte do corpo apalpada pelo deputado estadual Fernando Cury (sem partido). “É lamentável as falas do Arthur do Val sobre as mulheres e incentivando a prática do turismo sexual. Fiz um documento de apoio ao pedido de perda do mandato do parlamentar, mas quero lembrar, infelizmente, do caso envolvendo a deputada Isa Penna que foi agredida pelo deputado Fernando Cury, que foi punido apenas com seis meses de afastamento do mandato. Isso é um absurdo”, enfatizou.

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu, na segunda-feira (7), 12 pedidos de cassação do mandato do deputado Arthur do Val. A lista de deputados que representaram contra Arthur do Val mistura representantes de partidos adversários, de esquerda e direita. Foram doze pedidos de cassação até agora, assinados individual ou coletivamente por 26 deputados – três pedidos coletivos e nove individuais.

Receba nossas notícias em seu e-mail