Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Novo helicóptero é entregue à PM para resgates e emergências

Logo Giro
Aeronave H135 é a primeira biturbinada da corporação (Divulgação / Governo de SP)

Com o novo Águia 33, totalmente equipado para o transporte aeromédico, as polícias Civil e Militar contam com uma frota de 35 aeronaves

A população do estado de SP agora conta com reforço significativo em termos de segurança e tecnologia nas operações de transporte e resgate aeromédico. Nesta segunda-feira (10), o governador do estado de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou o novo helicóptero Águia 33 na sede do Comando de Aviação da Polícia Militar.

Trata-se do modelo H135, uma aeronave moderna que vai aprimorar as ações de salvamento da PM. A apresentação do helicóptero ocorreu no Campo de Marte, localizado em Santana, zona Norte de SP.

O governador Tarcísio destacou a importância dessa nova aeronave: “É a primeira aeronave biturbina do estado e totalmente equipada para transporte aeromédico. A frota da PM realiza o transporte entre hospitais para levar pacientes a unidades de maior suporte e também conta com aeronaves utilizadas no transporte de órgãos. O comando de aviação cresceu, é robusto e tem feito a diferença para salvar vidas.”

LEIA TAMBÉM: Linhas 8 e 9 terão manutenção programada até domingo (16)

O helicóptero H135 é o primeiro modelo leve biturbina com equipamentos aeromédicos embarcados. A aeronave tem capacidade para transportar até sete pessoas e está equipada com guincho elétrico, possibilitando, eventualmente, o transporte de uma segunda maca.

Veja algumas imagens do Águia 33 (Divulgação / Governo de SP)

Esse modelo é amplamente utilizado pelos principais operadores aeromédicos em todo o mundo. Além disso, o novo helicóptero possui radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves. Também está preparado para utilizar óculos de visão noturna e visão sintética de obstáculos.

Com essa aquisição, as Polícias Civil e Militar passam a contar com um total de 35 aeronaves. A PM possui 32 helicópteros do Águia 33 e três aviões. Toda a frota aérea desempenha um papel crucial no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, além de atuar em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios e transporte de autoridades.

Novo helicóptero oferece maior eficiência, segurança e rapidez

O novo helicóptero representa um salto tecnológico em relação aos equipamentos anteriormente utilizados em São Paulo. No Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, as ocorrências aeromédicas eram atendidas com a aeronave monoturbina Esquilo, modelo AS350.

Com o H135, as missões aeromédicas contarão com uma aeronave biturbina que oferece maior eficiência, segurança e rapidez. Isso possibilita um aumento significativo na capacidade de serviços de salvamento e resgate aéreo.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail