giro

Linhas 8 e 9 terão manutenção programada até domingo (16)

Logo Giro
Cerca de 800 mil passageiros são transportados ao dia pelas Linhas 8 e 9 (Divulgação / ViaMobilidade)

Trocas de trilhos e dormentes, aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica e sinalização estão entre as melhorias a serem realizadas

Na manhã desta segunda-feira (10), a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação de trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, informou que o trecho responsável pelo transporte diário de quase 800 mil usuários, passará por nova etapa de manutenção programada.

As ações integram o plano de modernização das linhas e têm sido intensificadas em horários de operação, fora do pico. Entre as melhorias realizadas estão as trocas de trilhos e dormentes, aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação elétrica e sinalização, sempre com foco na segurança e na eficiência da operação. 

Na Região Metropolitana de São Paulo, entre as cidades que compõem o consórcio *Cioeste, esses trens circulam em cidades como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.

A seguir, veja o que muda de acordo com a ViaMobilidade.

Linha 8-Diamante
De segunda (10/7) a sexta-feira (14/7), das 9h30 às 15h30, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda.

Linha 9-Esmeralda
De segunda (10/7) a sexta-feira (14/7), das 23h à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.

No sábado (15/7), das 20h30 à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba e de 24 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.

No domingo (16/7), das 8h30 às 18h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal.

Quase 800 mil passageiros são transportados ao dia nas Linhas 8 e 9
As linhas de metrô e trens metropolitanos em São Paulo, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, registraram uma média de mais de 1,9 milhão de passageiros por dia útil, de acordo com o último levantamento realizado em abril.

Segundo dados das concessionárias, a Linha 4-Amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, transportou em média 661,4 mil passageiros por dia útil durante o mês de abril. Em seguida, a Linha 5-Lilás registrou o transporte de 510,8 mil pessoas. Nos trens metropolitanos, a Linha 9-Esmeralda levou 444,1 mil usuários, seguida pela Linha 8-Diamante, com 351,4 mil passageiros transportados.

Concessionário investirá R$ 3 bi nas Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade é responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos em São Paulo. O contrato com o governo estadual, assinado em 30 de junho de 2021, permite que a concessionária opere e mantenha as duas linhas pelos próximos 30 anos.

Linhas 8 e 9 terão manutenção programada até domingo (16)
Profissionais da ViaMobilidade realizam a troca de trilhos e dormentes nas Linhas 8 e 9 (Divulgação / ViaMobilidade)

O contrato de concessão inclui um investimento de R$ 3 bilhões para operação, conservação, manutenção, modernização e expansão das instalações existentes, além da aquisição de material rodante (trens) ao longo dessas três décadas.

Na Linha 8-Diamante, o projeto prevê melhorias nas 22 estações já existentes e a construção de uma estação em projeto (Ambuitá). Atualmente, a extensão da linha é de 41,6 km, conectando Julio Prestes até Amador Bueno. Também está prevista a requalificação do Pátio de Manutenção em Presidente Altino. Essa linha faz integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô, Linha 7-Rubi da CPTM e Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, com previsão de interligação com a Linha 6-Laranja.

LEIA TAMBÉM: Franuí, o doce que viralizou no TikTok chega a Alphaville

A Linha 9-Esmeralda possui atualmente 20 estações, que vão de Mendes-Vila Natal até Osasco, com mais uma estação em construção pelo Poder Concedente (Varginha). A linha tem uma extensão de 37,3 km e integra-se com as Linhas 4 (Amarela), 5 (Lilás) e 8 (Diamante), e futuramente fará conexão com a Linha 17 (Ouro). Combinadas, as Linhas 8 e 9 têm uma extensão total de 78,9 km.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail