Anuncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Aeroporto em também será voltado para transporte de cargas, saiba mais
O município de Cajamar foi o escolhido, dentro do Estado de São Paulo, para ganhar um novo aeroporto voltado para a aviação executiva e o transporte de cargas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26), pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em entrevista ao programa “Macro em Pauta”, da revista Exame.
Segundo o ministro, São Paulo necessita de um novo terminal aéreo, para comportar o crescimento da demanda de passageiros. A pasta estima que, em até três anos, o número de viajantes no Brasil chegue em 135 milhões.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.
Em 2023, a aviação cresceu 15%, saltando 98 milhões de passageiros para 112 milhões. Destes números, 30% dos viajantes são do estado paulista e por isso, ainda segundo o ministro, se vê a necessidade de um novo aeroporto, na localidade.
“Daqui a oito a dez anos, os aeroportos de São Paulo estarão operando no limite, a exemplo de Congonhas. Pensando nisso, porque qualquer aeroporto demora de cinco a dez anos para ficar pronto, iniciamos a tratativa com a CCR, que já tem alguns operadores com interesse e criamos um grupo de trabalho no ministério”, explicou Silvio Costa Filho, à Exame.
Projeto do aeroporto em Cajamar
O novo aeroporto em Cajamar é um projeto antigo da CCR, dona do terreno. Conforme informações do portal “Poder 360”, a proximidade de uma linha férrea e de rodovias ao terreno, influenciou fortemente a decisão de estabelecer o novo terminal como um centro para o transporte de mercadorias.
“Você vai ter uma parte do interior do estado de São Paulo que pode utilizar esse aeroporto ao invés de ir para Congonhas. Essa é uma prioridade do ministério”, disse o ministro.
Em abril do ano passado, a CCR informou aos seus acionistas que o projeto do terminal seria descontinuado. Ainda conforme o “Poder 360”, o interesse do governo federal no espaço, fez a empresa retomar o interesse no empreendimento.
No entanto, o ministro não informou mais detalhes de capacidade e início da construção do novo terminal. O Ministério de Portos e Aeroportos pediu a realização de estudos para verificar a viabilidade do novo aeroporto de São Paulo. A previsão é que esses estudos sejam concluídos até o final do primeiro semestre deste ano.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.