Arcturus, nome dado à variante, já circula pelo Brasil e em cerca de 40 países; sua disseminação é rápida e os sintomas são um pouco diferentes, incluindo conjuntivite, febre e tosse seca
Uma nova cepa da covid-19, sequenciada pela primeira vez na Índia no mês de janeiro, foi detectada recentemente na capital paulista, segundo informações do Ministério da Saúde do governo federal.
Arcturus, nome dado a essa nova variante, já circula pelo mundo em cerca de 40 países e é tratado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “linhagem de interesse” por sua rápida disseminação.
LEIA TAMBÉM: Para combater a covid, Osasco amplia vacina Bivalente para pessoas a partir dos 18 anos.
Especialistas afirmam que, embora não se possa dizer que esta variante provocará um novo surto como o visto em 2019 – mesmo porque a vacinação foi altamente eficaz no combate ao vírus -, seu aparecimento soa um alarme de que é preciso ainda cuidado ao decretar o fim da circulação da covid pelo mundo.
Nova cepa: fique atento aos sinais
Os sintomas provocados pela nova variante são diferentes dos observados nas outras cepas e incluem conjuntivite, febre e tosse seca. Pessoas que não se vacinaram ou que não completaram seu esquema vacinal, com pelo menos as duas doses preconizadas para melhor proteção, estão mais sujeitas à infecção.