O município de Santana de Parnaíba recebeu 851 unidades do método contraceptivo Implanon, pequeno bastão que contém hormônios sintéticos que bloqueiam a ovulação. O município recebeu o implante do Ministério da Saúde e já disponibiliza essa opção na rede pública por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
O Implanon é considerado o método contraceptivo reversível com maior índice de eficácia, com proteção acima de 99% – similar à laqueadura, que é permanente e definitiva. O produto é do tamanho de um palito, colocado na parte interna do braço, sob a pele.
O Implanon libera o hormônio etonogestrel de forma contínua, agindo para inibir a ovulação e dificultar a passagem dos espermatozoides. O efeito dura até três anos.
Leia também

Santana de Parnaíba:
A munícipe interessada no contraceptivo deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e agendar uma consulta com o ginecologista, ocasião em que será realizada uma avaliação em conformidade com os critérios e protocolos estabelecidos para a oferta do método. Após essa etapa, caso haja indicação, será realizado o agendamento para a inserção do Implanon.
Além do implante, a rede municipal de saúde de Santana de Parnaíba oferece outros métodos contraceptivos, de forma gratuita, como preservativos masculino e feminino; anticoncepcionais orais; anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais; além de DIU de cobre e DIU Mirena.
A escolha do método leva em conta as necessidades e condições de saúde de cada pessoa, com orientação médica.

__
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






