Operação Colossus: os investigados utilizavam um contador responsável por mais de 1.300 empresas sediadas em locais de comércio popular de São Paulo. A maioria dessas empresas era de fachada
A Polícia Federal e a Receita Federal cumprem, nesta quinta-feira (22), mandados de busca e apreensão contra crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e associação criminosa em Barueri e outras cidades do País. A Operação Colossus pretende combater os crimes apurados no período de 2017 a 2021, e que ainda persistem.
As investigações tiveram início a partir de Relatório de Inteligência Financeira, com comunicações de movimentações bancárias suspeitas envolvendo a negociação de criptoativos. Em virtude da complexidade e a grandiosidade das operações financeiras analisadas, os investigados foram divididos em grupos.
De acordo com as investigações, o grupo dos arbitradores era responsável pela aquisição de grandes quantidades ativos virtuais no exterior, em países como Estados Unidos da América, Cingapura e Hong Kong, e a sua venda no Brasil. Para tanto foram realizadas remessas de valores para o exterior na ordem de mais de R$ 18 bilhões. As investigações apontaram que parte da documentação apresentada aos bancos possui indícios de desvio de finalidade. A documentação em questão tinha como objetivo ocultar a origem nacional dos valores, já que, segundo apurado, as Exchanges americanas não aceitavam a compra de criptoativos com recursos oriundos do Brasil.
O grupo das Exchanges era responsável pela compra dos ativos virtuais dos arbitradores e a sua revenda para pessoas físicas e jurídicas, com fortes indícios de envolvimento em ilícitos antecedentes.
Os investigados utilizavam um contador que era responsável por mais de 1.300 empresas sediadas em locais de comércio popular de São Paulo. A maioria dessas empresas era de fachada. Durante o período investigado, as empresas administradas por esse contador movimentaram, aproximadamente, R$ 1 bilhão com os arbitradores e as Exchanges investigadas.
As medidas judiciais são cumpridas nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Franca, Campinas, Santo André/; Mogi das Cruzes, Barueri, Rio de Janeiro, RJ, Belo Horizonte, MG, Florianópolis, SC, Caxias do Sul, RS, Recife, PE e Curitiba, PR.






