Na edição anterior do mutirão, realizada em março deste ano, foram mais de 1,6 milhões de contratos repactuados. Veja com negociar
Você possui dívidas com bancos e financeiras? Até 30 de novembro, é possível negociar seus débitos por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons. As informações são da Agência Brasil.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Mutirão: dívidas no cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado
Na edição anterior, realizada em março, foram mais de 1,6 milhões de contratos repactuados. Os bancos participantes podem ser consultados na página do mutirão na internet.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso. Os débitos não podem ter bens dados em garantia. Além disso, não podem estar prescritos.
Durante a ação, as empresas participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com cada política de crédito.
O mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Está superendividada aquela pessoa impossibilitada de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato diretamente com o Procon.
Como consultar
Para consultar suas dívidas. o consumidor deve entrar no Registrato (clique aqui), sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. Para acessar o sistema é preciso ter uma conta no Gov.br.
As negociações podem ser feitas diretamente com o banco credor, em seus canais oficiais, ou com intermediação por meio do portal Consumidor.Gov.Br, exigindo, também, uma conta Gov.br, nos níveis Prata ou Ouro.
Com informações de Agência Brasil.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.