giro

Medicamentos: preços cresceram até 359% em 2024

Logo Giro
medicamentos
Inflação e câmbio influenciaram no aumento (Arquivo/Agência Brasil)

O valor que mais subiu foi o do medicamento rivaroxabana (359%), anticoagulante usado para prevenir e tratar tromboses. Confira mais detalhes

Segundo dados da CliqueFarma/Afya, ferramenta que compara preços de remédios, os medicamentos tiveram elevação de até 359% no prelo no ano passado. O valor que mais subiu foi o do remédio rivaroxabana (359%), anticoagulante usado para prevenir e tratar tromboses. Em seguida vem o prednisolona, corticosteroide que trata inflamações e doenças autoimunes, aliviando inchaços e alergias (340%). Em 3º lugar está a tadalafila, utilizada no tratamento da disfunção erétil, hiperplasia prostática benigna e hipertensão arterial pulmonar (328%). As informações são do portal Poder 360.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Medicamentos: fatores que levaram à elevação de preços

Um dos motivos para o aumento no preço dos medicamentos estaria relacionada a fatores econômicos: inflação e câmbio. A logística também influenciou, com aumento no custo dos insumos. Questões comerciais – alta demanda e baixa concorrência em remédios específicos – também são vistos como motivações para a elevação nos valores.

Em 2024, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou um reajuste de 4,5% nos valores praticados em remédios no País no ano passado. Os valores maiores que 300% ultrapassam o percentual estipulado em 2024.

Inflação dos últimos 12 meses, produtividade das indústrias do setor, custos não captados pela inflação (câmbio e tarifa de energia elétrica), além de concorrência de mercado, foram fatores levados em conta pela CMED.

medicamentos
(Divulgação/Poder 360)

Com informações do portal Poder 360.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail