Por volta das 13h30 deste domingo (15), o atual prefeito de Carapicuíba candidato à reeleição, Marcos Neves (PSDB), chegou à Escola Amos Meucci, na Vila Caldas, para votar. Na seção eleitoral, Neves esteve acompanhado dos filhos, Lorena e Henrique. Marcos Neves conversou com a reportagem do Giro S/A.
Fale um pouco para o Giro sobre os seus quatro anos de governo e qual a sua expectativa para 2021.
“Quero agradecer a cobertura do Giro nas eleições, um jornal sério, que tem feito uma cobertura muito boa, e isso é muito importante para o eleitor. Foram quase quatro anos de mandato, e o Giro sempre dando as notícias. Quase quatro anos de muito trabalho. Nós conseguimos reorganizar a cidade, fazer investimentos importantes. É uma cidade com poucos recursos. Conseguimos próximo de R$ 200 milhões para investimentos de melhoria de infraestrutura para a cidade, na área da saúde, da educação, do esporte. Isso melhorou muito a vida das pessoas, e queremos mais quatro anos para continuar melhorando a cidade.
Em relação à Câmara Municipal, o que o senhor espera?
“Temos cerca de 200 candidatos da nossa coligação, Carapicuíba no Caminho Certo. Pretendemos fazer o maior número de vereadores para que a gente possa ter o apoio deles no futuro governo. Mas isso não quer dizer que os vereadores de outros partidos, que não fazem parte da nossa coligação, não possam fazer parte do nosso time, como aconteceu na eleição passada, quando montamos uma coalizão com 14 vereadores que ajudaram a cidade a caminhar no caminho certo. A gente quer contar novamente com o apoio dos que forem eleitos e reeleitos”.
Qual é sua agenda para o resto da tarde?
“Nós vamos visitar algumas escolas. Fiz isso no começo da manhã, vou continuar, e geralmente termino no colégio onde estudei, e depois vamos para o galpão”.
Prefeito, como é comandar uma cidade com mais de 400 mil habitantes e pouco mais de 700 milhões de orçamento? Barueri, por exemplo, tem cerca 200 mil habitantes e um orçamento de 3 bi.
“Carapicuíba arrecadou em 2019 R$ 609 milhões. Nós temos pouco mais de 500 mil habitantes, pelo Censo é 400 mil, mas temos muito mais. O recurso da cidade é pequeno, só dá para pagar as contas e fazer poucos investimentos. Por isso, temos que buscar recursos fora, como buscamos, com o governo estadual, federal e emendas parlamentares. E a gente conseguiu fazer o redirecionamento dos recursos para melhorar a vida das pessoas. Fizemos UBSs, novas escolas, corpo de bombeiro, 700 ruas foram recapeadas, iluminação de LED, foram diversos investimentos também na área social, que melhorou muito a vida das pessoas, e Carapicuíba sobrevive dessa forma”.






