A Estação Ambuitá contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas para o embarque nas composições; saiba mais
Será inaugurado em março, a Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante. Localizada em Itapevi, o equipamento fica no mesmo endereço da antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110.
Iniciada em abril pela ViaMobilidade, a construção da parada férrea, é viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária. A data de reabertura do local ainda não foi divulgada.
A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021.
O espaço havia sido desativado e demolido em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado. Conforme a gestão municipal, o fechamento da Estação Ambuitá desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação. Diante dessa situação, a Prefeitura pleiteou o novo acesso.
Estação Ambuitá: conheça os detalhes




Estação Ambuitá irá atender moradores do Santa Rita e Amador Bueno (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)
A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
Com o término da reconstrução, ainda segundo a administração municipal, o próximo passo será permitir que os moradores do Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá não precisem fazer futuramente a baldeação já com as adaptações previstas nesta estação. O intuito é também desafogar o modal de ônibus nestas regiões.
Sobre a antiga parada
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha.
A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.