Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: orçada em R$10 milhões, estação Ambuitá da Linha 8 começa a ser construída em 2023

Logo Giro
A nova estação ficará entre Amador Bueno e Santa Rita (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

O espaço será construído na antiga Parada Ambuitá, no bairro homônimo na zona rural da cidade. O local teve funcionamento entre os anos de 1949 e 2010, quando foi desativada pela CPTM

Terá início no segundo semestre de 2023, a construção de mais uma estação da Linha 8-Diamante na Região Oeste da Grande São Paulo. A parada Ambuitá será construída em Itapevi pela ViaMobilidade e integrará a rota ferroviária que permeia cidades como Jandira, Carapicuíba, Barueri e Osasco até a zona oeste da capital paulista. A informação foi confirmada com exclusividade pela reportagem do Giro S/A.

Orçada em R$ 10 milhões, nova estação ficará entre Amador Bueno e Santa Rita. O espaço será construído na antiga Parada Ambuitá, no bairro homônimo na zona rural da cidade. O local teve funcionamento entre os anos de 1949 e 2010, quando foi desativada pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).

Atualmente, a iniciativa está em fase de desenvolvimento do projeto. “Sistemas que se encontram em desenvolvimento pela concessionária, onde estão sendo realizados atualmente levantamentos topográficos, investigações geotécnicas, estudos arquitetônicos e ambientais”, explicou a ViaMobilidade.

Com a conclusão desta etapa, a obra será licitada e, posteriormente, as construções serão iniciadas. À reportagem, a Prefeitura de Itapevi informou que irá acompanhar todos os passos da construção.

“A nova estação contará com equipamentos de acessibilidade como rampas, elevadores, pisos táteis e sanitários para pessoas com deficiência (PCD) e vai garantir o acesso dos moradores da região ao serviço ferroviário”, reiterou a concessionária que administra a rota.

A nova estação do Ambuitá faz parte do projeto de aperfeiçoamentos promovido pela ViaMobilidade na Linha 8-Diamante. O programa ainda prevê melhorias nas 22 estações já existentes no trajeto de 41,6 km ligando os municípios até a estação Júlio Prestes, região central da cidade, com a estação Amador Bueno, no município de Itapevi. 

Receba nossas notícias em seu e-mail