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Linha 8: Estação Ambuitá entra em operação em Itapevi

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As obras da estação tiveram início em 5 de abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões (Divulgação/Governo do Estado de SP)

A expectativa é que a estação Ambuitá atenda, em média, 2,1 mil passageiros diariamente, totalizando cerca de 65 mil usuários por mês; saiba mais

Entrou em operação nesta sexta-feira (4) em Itapevi, a Estação Ambuitá. A parada integra a Linha 8-Diamante e acesso está localizado no mesmo endereço da antiga estação, na Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, desativada e demolida em 2010 após um projeto de modernização conduzido pelo Governo do Estado à época.

O local será administrado pela ViaMobilidade, que iniciará a operação assistida da nova estação. A expectativa é que a estação atenda, em média, 2,1 mil passageiros diariamente, totalizando cerca de 65 mil usuários por mês.

O serviço beneficiará, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, proporcionando uma alternativa de transporte mais ágil, segura e eficiente, além de reduzir o tráfego de veículos e ônibus na região.

Estação Ambuitá: mais detalhes sobre o local.

Trajeto liga Itapevi até o centro da capital paulista (Christian Carraci/PMI)

Durante o período de operação assistida por cerca de 30 dias, com intervalos médios de 30 minutos entre os trens e sem cobrança de tarifa. Os passageiros que embarcarem em Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita não pagarão passagem.

No entanto, a tarifa será cobrada para deslocamentos a partir da Estação Itapevi com destino a Júlio Prestes, na região central da capital paulista.

A nova Estação Ambuitá conta com infraestrutura moderna, composta por:

  • Duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura;
  • Prédio de acesso com saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis;
  • Área administrativa localizada no piso superior;
  • Paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas;
  • Total acessibilidade, incluindo elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados;
  • Modernos sistemas de sinalização e energia, garantindo a integração da população ao sistema metroferroviário de São Paulo.
  • Além disso, a concessionária priorizou a sustentabilidade na construção da nova estação, reforçando o compromisso ambiental do projeto.

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Histórico da Estação Ambuitá

A antiga Estação Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana com o nome de “Parada Iracema”. Em 1985, recebeu novas instalações sob a gestão da antiga Fepasa. Em 2010, já sob administração da CPTM, foi desativada e demolida.

A decisão causou grande insatisfação entre os moradores do bairro, que por anos solicitaram a reativação da estação. Diante dessa demanda, a Prefeitura pleiteou a reconstrução do equipamento, resultando na entrega do novo terminal ferroviário.

As obras do empreendimento em Itapevi tiveram início em 5 de abril de 2024 e representam um investimento de R$ 26,5 milhões.

Pacote de melhorias na Linha 8-Diamante

A reconstrução da Estação Ambuitá faz parte de um conjunto de investimentos da ViaMobilidade na modernização da Linha 8-Diamante. Desde o início da concessão, a empresa já investiu mais de R$ 4,1 bilhões em ações neste trajeto e na Linha 9-Esmeralda.

Entre as ações já realizadas em Itapevi estão:

  • Alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá;
  • Reformas nas estações Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso;
  • Construção de uma nova passarela próxima à Estação Amador Bueno;
  • Pavimentação da Estrada do Prado, no Jardim Santo Antônio;
  • Implantação de passarelas nos bairros Jardim Portela, Jardim Santa Rita e Jardim Sorocabana;
  • Construção de um viaduto ao lado da Estação Santa Rita.

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