Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Língua de Gato: Cacau Show vence Kopenhagen pelo uso do nome

Logo Giro
Juíza destacou em sentença que a expressão 'LÍNGUA DE GATO' é de uso comum para designar chocolates em formato oblongo e achatado (Divulgação/Reprodução redes sociais)

O nome do famoso chocolate em formato da língua de felino poderá ser usado por empresas do segmento de chocolates, como a Cacau Show

O segmento de chocolates teve uma decisão inédita esta semana. A Cacau Show, sediada em Itapevi, venceu uma disputa judicial contra a Kopenhagen. Com isso, todas as empresas do setor poderão usar a expressão “Língua de Gato” para denominar o produto, o famoso chocolate em formato da língua de um felino.

A 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro anulou, na segunda-feira (1º), o registro da marca, nome da NIBS Participações S.A., mais conhecida pela marca Kopenhagen. A ação foi movida pela AllShow Empreendimentos e Participações Ltda, uma das controladoras da Cacau Show, sob a justificativa de que se trata de expressão descritiva ou comum e não propriamente distintiva do produto da Kopenhagen.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Cacau Show

Segundo a sentença da juíza Laura Bastos Carvalho, “ficou comprovado que a expressão ‘LÍNGUA DE GATO’ é de uso comum para designar chocolates em formato oblongo e achatado.” E acrescenta que a Kopenhagen não comprovou a “distintividade” da sua marca.

“Língua de Gato associada a um chocolate nesse exato formato não é marca. Não há distintividade apenas na expressão verbal, sem prejuízo de outras marcas registrada da Kopenhagen no conjunto, mas só a expressão nominativa não. Isso franquearia a uma particular exclusividade a um nome de produto, como seria eventual proteção para o próprio nome chocolate, depondo contra à livre concorrência “, afirma Fábio Leme, sócio da Daniel Advogados e representante legal da AllShow, autora da ação anulatória. “A expressão constitui o próprio nome do produto”, acrescenta Leme.

Em sua defesa, a NIBS Participações S.A. alegou que a marca “Língua de Gato” possuía distintividade suficiente ou adquirida (secondary meaning), afirmando que a expressão nunca foi de uso comum ou descritiva, o que foi refutado pela sentença de 1ª instância.

A decisão pode ser alvo de recurso por ambas as partes e terceiros interessados.

Língua de Gato: Cacau Show vence Kopenhagen pelo uso do nome
A Cacau Show fica às margens da rodovia Castello Branco (Uelson Henkell/Giro S/A)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail