Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Justiça determina afastamento de seis servidoras após denúncia de maus-tratos em Jandira

Logo Giro
Para o MPSP, acolhidos foram vítimas de abusos e humilhações (Divulgação/MPSP)

No pedido, Ministério Público aponta que acolhidos homossexuais foram vítimas de humilhação e piadas; com a decisão, funcionários ficam impedidos de entrar na sede do serviço de acolhimento

A Justiça concedeu liminar determinando o afastamento de seis funcionárias do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), em Jandira. Na ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), as colaboradoras são suspeitas de envolvimento em casos de maus-tratos e discriminação de abrigados.

Segundo o MP-SP, o processo foi iniciado na última sexta-feira (27) pelo promotor Bruno Morais Ferreira que afirma no processo que os adolescentes homossexuais vinham sendo alvos constantes de piadas e comentários discriminatórios, bem como submetidos a constrangimento e tratamento humilhante, tudo na presença dos demais acolhidos.

Há também o caso de uma jovem impedida de sentar no sofá da entidade em decorrência de sua condição física e psíquica. A mesma adolescente foi vítima de grave violência física e psicológica em mais de uma ocasião na instituição de acolhimento. A promotoria aponta ainda, que foram registrados tratamentos diferenciados, com restrição alimentar e do uso de aparelho celular, sem motivo concreto para tanto.

Para o promotor, os abusos aconteciam com a ciência de servidores do Saica ou eram praticados pelos próprios funcionários. Com a decisão judicial, os investigados ficam impedidos de entrar na sede da entidade. As pessoas afastadas deverão ser substituídas por outros integrantes do quadro de funcionários do serviço.

*Com informações do Ministério Público.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.