Jandira: vereadores aprovam projeto que permite reeleição para presidente da Câmara

Presidente e integrantes da mesa podem participar da disputa dentro da mesma Legislatura; Jandira é a 1ª da região a permitir recondução
Projeto foi aprovado em duas discussões na Câmara Municipal (Divulgação/Câmara de Jandira)

Agora é oficial. A Câmara de Jandira é a primeira da região a permitir a reeleição para presidente e integrantes da Mesa Diretora dentro da mesma legislatura. A mudança aconteceu após a aprovação, em segunda discussão, na tarde da terça-feira (22), do Projeto de Emenda 01/2022, que propôs alterações no artigo 20 da Lei Orgânica do Município, que trata sobre as eleições dentro do Poder Legislativo. 

Na prática, o texto busca permitir o direito de recondução, por uma vez, dentro da mesma Legislatura, para a Mesa Diretora da Câmara e presidente do Poder Legislativo. A matéria já tinha sido aprovada, por unanimidade dos presentes, no dia 8 de fevereiro, mas precisava passar por uma segunda votação para poder entrar em vigor. 

Antes da votação, a Lei Orgânica vedava o direito de reeleição, sendo permitida apenas quando há troca de legislatura, ou seja, após uma nova eleição para a escolha dos novos vereadores.