Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ivan Lins é confirmado no Festival de Jazz de São Roque

Logo Giro
ivan lins - andré fofano
Show de Ivan Lins ocorrerá no Centro Cultural Brasital (André Fofano/Assessoria de Ivan Lins)

As apresentações ocorrerão sempre as sextas, sábados e domingos, serão todas gratuitas. Show de Ivan Lins será no dia 18 de maio; confira

A administração municipal são-roquense confirmou o cantor Ivan Lins como atração principal do Festival de Jazz de São Roque. O tradicional evento da cidade será realizado no Centro Cultural Brasital, no bairro Vila Aguiar, entre os dias 17 e 26 de maio.

As apresentações ocorrerão sempre as sextas, sábados e domingos, e serão todas gratuitas. O pianista, músico e compositor, dono de sucessos como “Lembra de Mim” e “Começar de Novo”, irá subir no palco na noite de sábado, 18 de maio.

Segundo a Prefeitura de São Roque, o festival contará com 20 espetáculos. Para além dos concertos, serão realizadas “Jam Sessions”, que consistem em encontros de músicos que se dedicarão a apresentações centradas na improvisação e na rápida criação musical.

Leia Mais: Doações às vítimas das enchentes no RS podem ser deixadas na Câmara de São Roque

Conheça mais sobre Ivan Lins

Nascido em 1945, no Rio de Janeiro, Ivan Lins tornou-se conhecido do grande público no início dos anos 1970, então despontando como um dos principais talentos de uma nova geração da música popular brasileira.

Experimentou enorme e explosivo sucesso após ter sido segundo colocado no 5° Festival Internacional da Canção (1970), da Rede Globo, com a canção “O Amor é o Meu País”, composta com Ronaldo Monteiro de Souza. No mesmo ano, Elis Regina lançava “Madalena” canção que marcaria toda a sua carreira.

Embora sua produção inicial tivesse uma relação íntima com estilos da música pop rock norte americana, ao longo dos anos 70, Lins se apropriou, cada vez com maior intensidade, de estilos nacionais e regionais, como samba, bossa nova, baião, xote e moda de viola. Nessa fase, sua parceria com o letrista Vítor Martins foi determinante para o aprimoramento de seu estilo, quando os dois criaram verdadeiros clássicos da música brasileira.

ivan lins são roque
Ivan Lins iniciou a carreira nos anos 70 (Maria Aracani/Assessoria Ivan Lins)

Foi quando Ivan Lins se firmou como uma das vozes mais ativas da canção popular, apresentando um rico repertório que falava de amor, relações humanas, sociedade e política. Durante o regime militar no Brasil, sua música trouxe alento, crítica e esperança de liberdade e justiça social.

Na década de 1980, começou a ter seu talento reconhecido em âmbito internacional. Tornou-se um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior. Suas canções foram interpretadas por artistas de grande renome internacional, como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, George Benson, Michel Legrand, Sting, Diana Krall e seu grande amigo Quincy Jones.

Ainda nos anos 80, fundou com Vítor Martins a gravadora “Velas”, visando lançar artistas de grande qualidade e com dificuldade de acesso às grandes empresas fonográficas.

Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, em 2005 recebeu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum do Ano”, sendo o primeiro e único cantor/compositor de língua portuguesa a conseguir tal feito até os dias atuais.

Leia Mais: Doações para RS podem ser feitas em Araçariguama, Barueri e São Roque

Lins continua compondo com intensidade, realizando shows com turnês pelo Brasil e em todos os continentes.

YouTube video

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail