Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: idosos são flagrados desmatando terreno invadido

Logo Giro
desmatamento-em-itapevi-6
Caso ocorreu no bairro Vila Santa Rita (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Segundo a Prefeitura de Itapevi, ações ocorreram nas proximidades das obras da 2ª fase da Avenida Yasmim Pacheco Godoy; confira mais

Dois idosos, de 65 e 70 anos, foram flagrados por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em Itapevi, realizando desmatamento e queimadas ilegais em um terreno invadido. O caso ocorreu na tarde de segunda-feira (20), na rua Rio Jordão, no bairro Vila Santa Rita.

As ações ocorreram nas proximidades das obras da 2ª fase da Avenida Yasmim Pacheco Godoy. Segundo a Prefeitura, as construções servirão como uma nova opção de interligação da Cohab para o bairro do Sapiantã.

Leia Mais: Itapevi realiza vacinação contra gripe no Terminal da região central

A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima, que levou os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais e guardas municipais ao local, para a realização de uma averiguação.

Desmatamento ilegal em Itapevi: mais detalhes do casso

Os oficiais encontraram os dois idosos em um terreno invadido, onde foi constatado o corte de diversas árvores e a presença de materiais de marcenaria. Além disso, foram observadas várias áreas com queimadas recentes.

Cada indivíduo recebeu uma multa de R$ 2.630, equivalente a mil Unidades Fiscais do Município (UFMs), consoante a Lei Municipal 1.796/2006, que proíbe queimadas na área urbana.

Homens foram denunciados por crime ambiental (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Segundo a administração municipal de Itapevi, além da multa, ambos foram desapropriados do terreno e serão denunciados pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal por crime ambiental.

Além de agredir a saúde respiratória, as queimadas ilegais colocam em risco a vida dos munícipes e seus patrimônios, aumentam os gastos com saúde e combate a incêndios, ao passo que destroem o meio-ambiente, danificando solo, flora e fauna.

Leia Mais: Programas sociais: Parte do Imposto de Renda pode ser destinado, em Itapevi

Em Itapevi, as denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais:

  • Corpo de Bombeiros: 193 (24h)
  • Guarda Municipal: 153 (24h)
  • Defesa Civil de Itapevi: (11) 4143-0841
  • Polícia Militar Ambiental: (11) 4789-0905

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail