Ao Giro S/A, a Prefeitura de Itapevi conta com 11 obras sendo executadas simultaneamente, como o novo viaduto da região central;saiba mais
Para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fomentar o desenvolvimento urbano, cidades como Carapicuíba, Cotia, Itapevi e Osasco estão investindo em uma série de projetos no setor de mobilidade urbana.
Ao Giro S/A, a Prefeitura de Itapevi conta com 11 obras sendo executadas simultaneamente na área de tráfego urbano. Entre as principais ações que estão sendo realizadas, há as construções do novo viaduto, no bairro Cidade da Saúde e o novo Boulevard Comercial, ambas na região central.
Já em Carapicuíba, a cidade vem realizando as edificações do novo sistema Viário Central. Segundo a administração municipal, o equipamento vai diminuir em mais de 70% os semáforos na região central da cidade, trazendo mais fluidez e comodidade aos motoristas e pedestres.
Na quinta-feira (12), a localidade liberou a passagem de um trecho na avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu. O espaço faz parte do Corredor Oeste e havia sido interditado em março do ano passado por conta das obras de construção do novo viaduto. O percurso tem início na região do km 21, limite com Osasco, e vai até o cruzamento com a avenida Brasil.
Enquanto a gestão municipal de Osasco inaugurou recentemente três novas pontes que interligam os bairros da zona Norte, Jardim Rochdale, Canaã, Aliança e Piratininga, por meio da Avenida Transversal.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Ao mesmo tempo, Cotia a realizou a revitalização e pavimentação de mais de 300 km de vias municipais em todas as regiões do município e expandiu, junto à concessionária Viação Raposo, o número de linhas, itinerários e número de viagens em algumas regiões para facilitar o deslocamento do munícipe que utiliza este meio de transporte.
Mobilidade: outras ações em Itapevi
Em abril, foi iniciada a construção da nova Estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, por meio de parceria entre a Prefeitura de Itapevi, a concessionária e o governo do estado. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade será construída exatamente onde ficava a antiga estação.
Ao Giro, a gestão municipal informou que começou a pavimentar, em fevereiro, um trecho de 2,9 quilômetros de extensão da Estrada Antônio Cassimiro, na Vila Belmira, região de Quatro Encruzilhadas.

Neste seguimento, em março, iniciado as obras de pavimentação asfáltica da Estrada Antiga de Itu, na Estância São Francisco. A via receberá melhorias em 831,31 metros de extensão. A iniciativa faz parte do Itapevias, o maior programa da história da cidade no segmento de infraestrutura urbana.
Outras vias como a estrada dos Abolicionistas (Itaqui), além da Rua Ezequiel Antônio Vieira (Vila Áurea), estradas Serra do Quartel e Serra das Divisões, estrada Monte Serrat e ruas Rouxinol, Periquito, Pintassilgo, Pardal, Beija-Flor, Codorna, Tico-Tico e Uirapuru também receberão também o serviço.
“Em novembro, a Prefeitura iniciou as obras da segunda etapa de ampliação da Avenida Yasmim Aparecida Pacheco Godoy, que deverão ganhar ainda mais dinamismo com as autorizações das licenças ambientais para agilizar o andamento dos trabalhos”, ressaltou a Prefeitura de Itapevi.
Mobilidade: atividades em Cotia
Conforme a Prefeitura de Cotia, a pavimentação das vias faz parte do programa “Asfalto Novo”. A medida é considerada o maior investimento em infraestrutura viária da história da cidade com melhorias em dezenas de bairros, beneficiando milhares de moradores.
“Bairros inteiros estão sendo contemplados neste momento, como o importante bairro do Jardim Leonor, que fica na região central da cidade. Esta é uma importante região cotiana por onde passa um grande fluxo de motoristas, pedestres, linhas de ônibus, entre outros. Estas melhorias dão mais segurança e agilidade ao deslocamento dos moradores”, explica a Prefeitura de Cotia.
Outra medida implantada é a de melhorias na sinalização viária em dezenas de ruas, com a afixação de placas de trânsito e pintura de sinalização de solo e que são fundamentais para a segurança de todos, como motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
Além de Cotia e Itapevi, Carapicuíba tem atividades no setor
De acordo com a gestão executiva carapicuibana, a mobilidade urbana é uma das prioridades da atual gestão, setor que inclui diversas obras no munícipe.
Uma obra importante é o Viaduto Corredor Oeste, previsto para ser inaugurado neste mês de setembro. A intervenção fará com o que o motorista com destino a Alphaville/Rodovia Castello Branco vá direto aos pontos de acesso, sem precisar passar pelo centro de Carapicuíba.

“Mas há outras obras nos bairros da cidade. O Viário do Jandaia, por exemplo, dinamizou o fluxo de veículos no polo empresarial local. Na Vila Menck, um terreno abandonado com mato entulho hoje é um Terminal Rodoviário. Na Vila Sul Americana, outro viário, o da Victório Fornazaro, solucionou a problemática dos cruzamentos no bairro”, explicou a Prefeitura.
Na Cohab, a duplicação da Avenida Antonio Faustino urbanizou o distrito. A cidade atingiu a marca de mais 1.800 ruas recapeadas. A Rua Los Angeles foi asfaltada. Duas outras intervenções importantes foram nas ruas Porto Rico e Ouro Preto, com drenagem e asfalto. “Duas outras obras no setor estão no estágio inicial. O novo acesso da Pirarucu ligará a Vila Gustavo Correia à Aldeia de Barueri, margeando o rio Tietê. E o Córrego do Chicão, na Cohab, está sendo canalizado. E sobre o córrego, a população ganhará um novo acesso entre a avenida Antonio Faustino e a Marginal do Ribeirão”, ressaltou a Prefeitura de Carapicuíba.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.