Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi: conheça os projetos premiados pelo Google

Logo Giro
A cidade conta com 5,8 mil notebooks desenvolvidos pela Google (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Em 2019, o município lançou o programa Educa Itapevi, iniciativa cujo objetivo é tornar a rede municipal de ensino referência nacional

O município de Itapevi foi reconhecido com o prêmio “Educação do Amanhã”. O evento foi realizado pela empresa Google em parceria com a empresa Colaborativa, e a entrega aconteceu no Espaço Samsung, na cidade de São Paulo, na última quinta-feira, dia 21.

Segundo a gestão municipal, a iniciativa visou reunir líderes de diferentes instituições de ensino para debater o futuro da educação no país. A temática desta primeira edição foi “Aprendizagem inovadora e inteligência de dados na educação”.

O encontro contou com a participação de 200 organizações, entre mantenedores e gestores de diferentes instituições de ensino, abrangendo educação básica, superior, técnica, cursos livres e editoras.

Itapevi foi premiada com a entrega de uma placa de reconhecimento e o selo digital, entre as instituições de ensino brasileiras, devido à implantação de cinco Escolas do Futuro de Tempo Integral e à utilização de Chromebooks em sala de aula.

A cidade também foi reconhecida pela sua parceria com a plataforma Google for Education, valorização dos professores, criação do projeto Aluno Tutor, atividades desenvolvidas durante a pandemia, entre outras ações.

Leia Mais: Itapevi faz testes de IST gratuitamente; confira os locais

Saiba mais sobre os projetos

itapevi projetos premiados pelo google
A implantação das Escolas do Futuro foram um dos destaques do programa da cidade (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Em 2019, o município lançou o programa Educa Itapevi, uma iniciativa cujo objetivo é tornar a rede municipal de ensino referência nacional, promovendo um cuidadoso e humanizado atendimento na área da educação.

“O programa prevê a reformulação da política pedagógica no município, com a valorização dos docentes e o incentivo ao uso da tecnologia educacional como forma de garantir a excelência no aprendizado dos estudantes”, explicou a Prefeitura.

A parceria permitiu a capacitação de educadores da rede pública de Itapevi em ferramentas de tecnologia educacional do Google Workspace for Education.

Leia Mais: Itapevi: inscrições para 4º Concurso de Poesias – Consciência Negra seguem abertas

Além dos professores, as formações estenderam-se aos funcionários administrativos e gestores, resultando em uma melhoria significativa nos processos internos e na comunicação entre a Secretaria de Educação e as unidades escolares.

Uso de notebooks do Google em Itapevi

O projeto Aluno Tutor foi feito junto ao Google (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)
O projeto Aluno Tutor foi feito junto ao Google (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Já o uso dos Chromebooks, a cidade conta com 5,8 mil notebooks desenvolvidos pela Google, em uso pelos estudantes e docentes.

“O uso da ferramenta beneficia cerca de 18,9 mil estudantes do 1º ao 5º ano. O equipamento é utilizado desde 2019 na rede pública municipal. Vale reforçar que mais de 240 educadores foram aprovados com certificações internacionais do Google for Education”, ressaltou a administração itapeviense.

Leia Mais: Vereador volta a pedir lousas e mesas digitais em Jandira

Itapevi conta com três unidades já entregues e em funcionamento: Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. A cidade tem ainda outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

Em construção estão Cohab e Amador Bueno. Para os próximos anos, a cidade contará com mais 10 novas escolas do futuro prontas e em funcionamento.

Leia Mais: Itapevi oferece curso para estimular o empreendedorismo

Nos anos de 2022 e 2023, os alunos da rede receberam capacitação do programa “Aluno Tutor” com tecnologia Google. Ainda segundo a Prefeitura, o programa preparou os alunos para assumirem o desenvolvimento da cultura de inovação nas escolas.

A ação contou com duas edições e formou mais de 250 alunos das Escolas do Futuro e Cemebs.


Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista

Receba nossas notícias em seu e-mail