Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Itapevi faz testes de IST gratuitamente; confira os locais

Logo Giro
Exames são feitos em todas as unidades da rede de saúde municipal (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

O resultado é divulgado em até 30 minutos. Além de passar pelos exames, os moradores de Itapevi podem retirar preservativos gratuitamente

Para ajudar a população a se prevenir contra alguma doença sexualmente transmissível, a gestão municipal de Itapevi está realizando testes rápidos para a detecção do vírus HIV e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em todas as unidades da rede de saúde municipal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, mais de um milhão de novos casos de ISTs são considerados curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos no mundo.

Muitas dessas infecções não apresentam sintomas, mas, caso não sejam acompanhadas e tratadas, podem levar a problemas graves e crônicos de saúde.

Leia Mais: Itapevi: inscrições para 4º Concurso de Poesias – Consciência Negra seguem abertas

Locais em Itapevi em que os testes são realizados

Resultados dos exames saem em 30 minutos (Célio Júnior/Prefeitura de Itapevi)
Resultados dos exames saem em 30 minutos (Célio Júnior/Prefeitura de Itapevi)

O serviço ocorre sempre das 7h às 15h, nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nas unidades de saúde da família (UFS) do Parque Suburbano (rua Alphélia Josefina Simionato Moreno, 275) e do Jardim Vitápolis (Rua Nelson Ferreira da Costa, 853).

Além disso, o interessado pode comparecer ainda no Serviço de Assistência (SAE), que segue funcionando de forma provisória na avenida José Michelotti, 194, Cidade Saúde.

O resultado do exame é divulgado em até 30 minutos. Além de passar pelos testes, os munícipes também podem retirar preservativos gratuitamente.

Leia Mais: VAGAS EM ITAPEVI: 788 postos de trabalho a partir de segunda (25)

“O oferecimento desse serviço faz parte do trabalho da Prefeitura de conscientizar o público em geral sobre a importância do teste rápido como uma aliado para um diagnóstico precoce. A constatação é essencial para que a pessoa com HIV não desenvolva a AIDS, por meio do controle desse vírus no organismo com os medicamentos disponíveis”, reitera a Prefeitura.


Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista

Receba nossas notícias em seu e-mail